Alunos abraçam escola no dia Internacional da Educação

             No dia Internacional da Educação comemorado nesta quinta-feira, 28, o que não faltou foi conscientização em Cocal do Sul. De forma simultânea, todas as escolas municipais realizaram atividades para chamar a atenção da sociedade no início da manhã. Mais de mil alunos se envolveram e levantaram a bandeira da educação no município.        

            Na escola de Educação Infantil Cantinho Alegre, por exemplo, as crianças realizaram o abraço na instituição para ressaltar a importância do aprendizado dentro da sala de aula. Cada criança também trabalhou uma frase e ornamentou de acordo com a criatividade. Com apenas cinco anos de idade, Gabriela Padoim já reconhece os benefícios da educação. “A gente tem que aprender, ter respeito pelos colegas, obedecer e ficar longe de qualquer tipo de violência”, afirma.      

            Professores das escolas também se reuniram em caminhada pelo centro da cidade para deixar a mensagem.  Adesivos foram entregues e placas, cartazes, camisetas personalizadas e faixas chamaram a atenção daqueles que passaram pela SC-446.Para a professora-diretora, Lucinéia Gregório Furlanetto “essa é uma sementinha que nós queremos plantar nas crianças para que elas possam estar transmitindo e formando um elo com a sociedade. Tudo isso, porque a educação é uma continuação da família na escola”, ressalta.            

            Entre as atividades que também acontecem à tarde, esta panfletagem,  realização de palestras para pais, apresentação de trabalhos, execução do hino nacional, passeata, entre outros.     

            De acordo com o secretário de educação, Arlei Boselo Ponciano a data alusiva à educação comemora algumas conquistas, mas serve principalmente para refletir e conscientizar. “Alguns fatos e falta de interesse de autoridades fazem com que a educação ande para trás no Brasil. Registros de violência física, bulling e a própria falta de respeito do aluno com o professor colocam em risco o verdadeiro papel da educação neste país. As atividades desenvolvidas durante todo o dia nos fazem perceber que o país precisa investir pesado para acabar de vez com qualquer risco de insegurança dentro da sala de aula, bem como, elevar de vez o nível da educação no Brasil para que haja de fato transformação”, destaca.  

             Mais informações pelo telefone: 9623.9761, Arlei Boselo