Cocal começa a estudar implantação da coleta seletiva do lixo

        O prefeito de Cocal do Sul, Nilso Bortolatto reuniu os técnicos da Fundac (Fundação Municipal do Meio Ambiente), engenheiro ambiental do Cirsures (Consórcio Intermunicipal de resíduos Sólidos Urbanos) e membros da igreja católica para tratar sobre a implantação da coleta seletiva do lixo no município. O encontro foi realizado no gabinete e alguns encaminhamentos já estão sendo realizados.     

        Segundo o engenheiro ambiental da Fundac, Gustavo Carrer o município aproximadamente dois anos para concluir o plano de gerenciamento de resíduos sólidos e a coleta seletiva será uma das ações dentro deste plano. “A partir de agora nós iremos junto com o Cirsures estudar maneiras para implantar a coleta e apresentar propostas para que os catadores do município façam parte desse projeto. O único detalhe é que o município faz parte do Cirsures onde já existe uma cooperativade reciclagem que não poderá ser prejudicada. Há um acordo para que eles realizem o trabalho, ou seja, o lixo que chega ao aterro passa por uma triagem feita pelos catadores do Rio América”, explica.           

            De acordo com o engenheiro ambiental do Cirsures, Thiago Maragno toda a equipe esta engajada para  estudar alternativas para criar a regularização dos catadores de Cocal do Sul e para que eles possam se enquadrar junto a cooperativa do Rio América numa forma de cooperados associados, além de outras maneiras para melhor adaptação do trabalho”, ressalta.          

           Hoje, Cocal do Sul possui quase 10 catadores de lixo, desses quatro sobrevivem deste trabalho e os demais incrementam a renda. A Paróquia Nossa Senhora da Natividade de Cocal também é parceira nesta iniciativa. O padre Eloir Borges foi representado pelos membros da coordenação paroquial de pastoral, Andréia Mateus Silveira e Adriana Mattei durante a reunião. “Como este ano a campanha da Fraternidade esta voltada para as causas relacionadas ao meio ambiente este projeto será uma forma de contribuir  e fazer com que o respeito ao meio ambiente já comece dentro de casa”, afirmam.