FUNDAC realiza 1ª Campanha do Lixo Eletrônico e elabora projeto de coleta seletiva no município

               A Fundac em parceria com o Cirsures (Consórcio Intermunicipal de Resíduos Sólidos Urbanos) esta elaborando o projeto de Coleta Seletiva de Lixo no município. A igreja Católica também é parceira nesta ação tendo em vista o tema da Campanha da Fraternidade deste ano. O município tem aproximadamente dois anos para concluir o plano de gerenciamento de resíduos sólidos e a coleta seletiva será uma das ações dentro deste plano.        

               De acordo com a superintendente da FUNDAC, Rose Isabel Golombieski a equipe trabalha no estudo de maneiras para implantar a coleta e apresentar propostas para que os catadores do município façam parte desse projeto. “Estamos elaborando o projeto de coleta seletiva do lixo em todos os bairros com o objetivo de minimizar o impacto ambiental na cidade. Hoje nós produzimos mais de 200 toneladas por mês de lixo e contamos com quase  10 catadores”, ressalta.      

                Outra ação importante da Fundac no município é a realização da 1ª Campanha da Coleta do Lixo Eletrônico que vai se estender até o dia 17 de junho.             

                 De acordo com o engenheiro ambiental, Gustavo Carrer todo o lixo recolhido será encaminhado para empresas especializadas na reciclagem de lixo eletrônico. “As pessoas poderão descartar materiais como: pilhas, baterias, celulares, computadores, televisores, DVDs, CDs, rádios, lâmpadas fluorescentes, entre outros. Se esses materiais  não tiverem uma destinação adequada, vão parar em aterros comuns e contaminar o solo e as águas, trazendo danos para o meio ambiente e para a saúde humana”, explica.       

                   Os interessados em contribuir devem entregar o material na Fundac, na Avenida Polidoro Santiago (quase em frente a Coopercocal). Outras informações pelo telefone: 3447-4693.