Cocal do Sul define propostas para melhoria da saúde no município

         Mais de 40 propostas para a melhoria do SUS (Sistema Único de Saúde) foram discutidas e aprovadas nesta tarde durante a 5ª Conferência Municipal de Saúde de Cocal do Sul. O encontro foi realizado no Instituto Maximiliano Gaidzinski e reuniu aproximadamente 150 pessoas entre delegados, profissionais, representantes do poder público e comunidade. A Conferência foi aberta oficialmente pelo prefeito Nilso Bortolatto e contou também com a presença dos deputados federal Edinho Bez, estadual Adilor Guglielmi, gerente da SDR de Saúde de Criciúma, Roque Salvan, além do vice-Valdemar Bettiol, secretário de saúde Sidney Duarte de Oliveira e o presidente da Câmara, Lésio Rosso.   

          Entre as propostas aprovadas está a criação de plano de cargos e salário, médico de plantão no pronto atendimento nos finais de semana, aprovação da emenda constitucional 29 pelos deputados, criar medidas para que o percentual dos impostos recolhidos fiquem no município, piso salarial para os funcionários de ESFs e criar conselho do idoso. Todas elas serão encaminhadas para a Conferência Estadual e Nacional.   

          De acordo com o secretário de saúde, Sidney Duarte de Oliveira por determinação do prefeito Bortolatto, o município investiu nos últimos quatro anos aproximadamente 20% da sua receita, bem acima dos 15% exigidos por Lei. “No total foram mais de R$ 24 milhões investidos em saúde. Apensar do empenho do município, ainda não é o suficiente. Precisamos de uma nova política em saúde em nível nacional para melhorar a situação. Por esta razão, acredito que importantes propostas e mudanças serão originadas dessas conferências porque propomos e discutimos para que a saúde seja um direito de todos”, destaca.   

          Na avaliação de Bortolartto a conferência foi positiva. “A participação da comunidade é o reconhecimento de que há a necessidade de aprimorar cada vez mais o sistema de saúde no município e do país. Precisamos dessas mudanças já em todo o Brasil e através de mobilizações da comunidade”, afirma.           

           A V Conferência teve como tema Todos usam o SUS! SUS na Seguridade Social, Política Pública, patrimônio do povo”. Ele foi abordado pela conferencista, Gladis Moraes de Carvalho.  

            Mais informações pelo telefone: 9974-0112, Sidney