Cocal do Sul vai vacinar mais de mil crianças contra a pólio, sarampo, rubéola e caxumba a partir desta segunda-feira. No Brasil 18 casos de sarampo f

            Cocal do Sul dará início nesta segunda-feira, 08, a segunda etapa da campanha contra a Poliomielite para crianças de 0 a 5 anos de idade. A campanha também estará imunizando crianças de 1 ano e menores de 7 anos com a vacina Tríplice Viral, que protege contra o Sarampo, Caxumba e Rubéola. As doses serão oferecidas em todos os postos de saúde do município, das 8h às 17h e na Unidade Central até as 21h.           

              De acordo com a coordenadora epidemiológica, Gilmara Viel mais de mil crianças devem ser vacinadas no município. “A poliomielite é uma doença erradicada no Brasil. Por outro lado, quanto ao sarampo, neste ano vários casos foram registrados com contaminações ocorridas fora do Brasil. Por isso é importante fazer um reforço, pois a vacina é a única medida preventiva”, explica.       

              Gilmara também faz um alerta aos pais para a campanha. “Os pais não podem perder essas campanhas e colocar os cartões de seus filhos em dia. Nós não estaremos realizando as vacinas nas instituições infantis. Por esta razão pedimos aos responsáveis para que fiquem atentos e levem seus filhos com a carteira de vacinação para se imunizarem”, destaca.          

               Este ano, o Brasil confirmou 18 casos de sarampo em pacientes que contraíram a doença no exterior ou foram infectados por pessoas que voltaram de outros países. Tudo isso, devido ao surto de sarampo na Europa, onde já foram registrados 6.500 casos suspeitos. Em Santa Catarina a última epidemia de sarampo foi em 1997, com 491 casos confirmados. Em 2003, dois casos foram registrados importados da Europa, em 2005 foram quatro.

Dia D será no sábado, dia 13

               No sábado (13),  será o dia D de vacinação das duas vacinas. Todas as unidades de saúde do município estarão abertas para aplicação das doses das 8h às 17h, sem fechar ao meio dia. Os pais ou responsáveis poderão ainda levar as crianças para se imunizarem no estacionamento do supermercado Bistek e na Polícia Rodoviária. 
 

              Mais informações pelo telefone: 9916.4214, Gilmara.