Cocal do Sul é pré-selecionado para receber recurso para saneamento. Quase duas mil pessoas poderão ser beneficiadas com a aprovação do projeto.

            O município de Cocal do Sul é uma das 20 cidades  da região Sul de Santa Catarina que foi pré-selecionado para receber recurso para obras de saneamento. A informação foi publicada pela Funasa (Fundação Nacional de Saúde) no Diário Oficial  da União, nesta segunda-feira (29). Esta é a primeira portaria com o resultado da primeira fase do processo seletivo do PAC 2, referente às ações de saneamento básico em municípios com menos de 50 mil habitantes.           

             De acordo com o prefeito Nilso Bortolatto o município esta há mais de três anos trabalhando para que esse projeto seja colocado em prática. “O recurso orçado da primeira parcela é de pouco mais de R$ 3 milhões e se aprovado nas próximas etapas prevê a implantação do sistema de esgotamento sanitário e a rede coletora  de esgoto. O que vai implicar diretamente em melhorias a qualidade de vida, beneficiando neste primeiro momento, quase duas mil pessoas, ou seja, 480 famílias que compreendem alguns bairros do  município”, explica.            

               A implantação do projeto visa oferecer coleta e tratamento de esgoto e auxiliar na minimização de impactos causados ao meio ambiente. A bacia de decantação será construída no terreno em frente a área industrial II, na SC-442. A obra será executada pelo SAMAE. O esgoto hoje no município é encaminhado nas galerias de águas pluviais ou diretamente aos corpos de água da região. O município possui cerca de 1% de esgoto tratado, ou seja, toda a população de Cocal ainda faz uso de fossas, valas e mananciais para lançar seus efluentes.           

                Nesta primeira etapa, conforme a portaria 436 da Funasa, ocorre a seleção dos municípios, sem que sejam determinados ou definidos valores. Cocal do Sul será agora convocado para entrevista técnica  e apresentação dos respectivos projetos  técnicos de engenharia e documentos complementares na Superintendência Estadual da Funasa, em Florianópolis. As entrevistas técnicas serão agendadas por meio de ofício e terão por objetivo  averiguar a compatibilidade do projeto com os critérios estabelecidos para destinação dos recursos, quando os representantes do município proponente deverão comparecer com equipe técnica, preferencialmente o responsável pelo projeto, para prestar os esclarecimentos necessários a defesa da iniciativa.