Cocal do Sul recebe telecentro no meio rural

            Cocal do Sul inaugurou nesta terça-feira, 18, o Telecentro de Inclusão Digital na Escola Giovanni Battain, a única no meio rural do município. A iniciativa faz parte do programa Beija-Flor coordenado pela secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca. O programa atua desde 2004 e leva as comunidades rurais e pesqueiras telecentros equipados com computadores e acesso a internet.          

            Participaram da solenidade o secretario de Estado de Desenvolvimento Regional, Luiz Fernando Cardoso; sec. de Administração, Ângelo Vicente Cipriano representando o prefeito Nilso Bortolatto; presidente da Câmara, Lésio Rosso; gerente regional da Epagri, Rialdino Buzzarello; gerente do Banco do Brasil, Ademir Lutz; secretários e vereadores do município e técnicos do governo do Estado. Durante a cerimônia foram assinados o protocolo de Intenções e o Termo de Cessão e Uso dos Bens de Móveis.            

            Em Cocal do Sul foram entregues 10 computadores em parceria com o Banco do Brasil e a Criaves, empresa responsável pelo acesso a internet. Hoje a escola conta com 70 alunos e mais de 100 famílias compõem a comunidade. Segundo Cipriano “crianças, jovens e adultos agora não precisam mais sair da localidade para irem até o centro da cidade para fazer uma pesquisa. Tudo pode ser feito no telecentro implantado na instituição de ensino”, ressalta. Luiz Fernando destacou o programa como inovador. “Todos ganham com esta iniciativa proporcionando um clima de harmonia e oportunidades entre as famílias e comunidade escolar”, afirma.        

            De acordo com a diretora da escola, Bárbara Frasson Cardoso “alguns cursos já foram oferecidos no telecentro que já funciona algum tempo e a procura é grande para pesquisa”, observa. Para o presidente da  APP, Sandro Soratto “a maioria das famílias não tem computador em casa no Rio Comprudente. Essa iniciativa só veio a ajudar. É uma novidade que deixou a comunidade satisfeita”, diz. Já para o gerente do banco do Brasil do município “o banco é uma entidade parceira, pronta para ajudar e a dar um retorno para a comunidade sempre no que é possível fazer”, finaliza.