Caps da região da Amrec se reúnem para confraternizar

Durante todo dia de hoje, 24,  profissionais e pacientes do Centro de Atenção Pisicossocial (Caps) de Cocal do Sul e dos nove Caps da região da Amrec estão reunidos para confraternizar. O evento, organizado pela Prefeitura de Criciúma este ano e com o apoio dos demais CAPS, esta sendo realizado no SISO’S Hall. Centenas de pessoas vestiram a camisa do encontro e participam das atividades. A abertura aconteceu nessa manhã e contou com a presença de prefeitos e representantes dos municípios.

Num ambiente requintado e acolhedor, muita música, atividades culturais e  apresentações fazem a diferença e animam os pacientes. Uma paella seerá o cardápio do almoço. Tudo para motivar, valorizar e proporcionar troca de experiência entre os participantes. Além disso, muitos pacientes que não conheciam o Siso’s Hall tiveram a oportunidade de estar em mais um local novo e diferente.

Para a usuária, Rosilene Domingos o evento é importante para o grupo fazer novas amizades e conhecer outros ares. “O CAPS me ajudou muito e ajuda até hoje. É um lugar onde eu posso  expressar o que sinto, o que me faz sentir melhor e capaz”, afirma.

Para a coordenadora do CAPS de Cocal do Sul, Andréia Ghisi “esse é um momento diferente, que traz novidades, conhecimento e troca de experiência entre os participantes de diferentes cidades. O que contribui para a autoestima e valorização”, destaca.

O Caps de Cocal do Sul foi o primeiro da região da Amrec, em funcionamento desde 2005. Ele atende aproximadamente 150 usuários divididos em grupos. Os participantes também recebem atendimento psicológico e realizam inúmeras atividades. Os transtornos mentais mais comuns são depressão, ansiedade, esquizofrenia e dependência química.