Bolsa Atleta é realidade em Cocal do Sul Entrega das bolsas foi oficializada nesta segunda-feira e tem o objetivo de valorizar os esportistas que representam o município

É com o objetivo de valorizar adolescentes e jovens esportistas que representam Cocal do Sul nas diferentes modalidades de competições que o Governo de Cocal do Sul criou  o Programa Bolsa Atleta Municipal. Por meio dele, a partir de agora, os beneficiários receberão auxílio financeiro proporcional à classificação, cujo recurso tem a finalidade de contribuir no custeio das despesas inerentes ao esporte praticado.

Nesta segunda-feira, 09, o prefeito de Cocal do Sul, Ademir Magagnin, a Secretária de Educação e Vice-Prefeita, Cirlene Gonçalves Scarpato e o Diretor de Esportes, Mateus Cechinel oficializaram a entrega das bolsas para os 10 atletas beneficiados pelo projeto. O ato aconteceu no gabinete do prefeito e contou ainda com a participação de professores, pais e do vereador Henrique Bittencourt. “Fazia muitos anos que a gente estava batalhando para que essa oportunidade se tornasse realidade. Com certeza seremos um espelho para os novos esportistas que estão se destacando”, afirma o atleta do handebol, Pedro V. Furlan, 17 anos.

Segundo Magagnin essa iniciativa é de grande valia para o esforço e participação dos alunos no esporte. “Nós temos que avançar no tempo. Cocal dá um passo muito importante na valorização do esporte. Esse é um começo que pode evoluir muito daqui para frente e contribuir para muitas oportunidades, pois motiva os nossos atletas para que possam crescer cada vez mais.

Queremos com isso incentivar os valores, desenvolver a prática do esporte como meio de promoção social mediante a concessão de bolsas remuneradas, incentivos técnicos e materiais. Esperamos que todos possam fazer um bom proveito. Temos certeza que vocês se sentiram orgulhosos por fazer parte do esporte de Cocal”, destaca.

Para a Secretária de Educação, Cirlene Gonçalves Scarpatto esse é um incentivo fundamental para o atleta e não só na questão de valores. “Temos que repensar as questões como estas para que o nosso atleta se aperfeiçoe e represente o nosso município e até o país, como já vivenciamos essa experiência”, ressalta.

O programa que trata da Lei 1224/2014 de autoria do Executivo e aprovado e pelo  Legislativo beneficia hoje atletas medalhistas e destaques no karatê, voleibol e handebol.  O valor destinado pela prefeitura é de R$ 1,6 mil por mês que são distribuídos entre os atletas em porcentagens diferenciadas.

A mãe, Sheila F. Da Silva comemora a oportunidade que para ela caiu do céu.

“Eu gosto muito que o meu filho participe. Para nós isso é um incentivo que só irá motivar ainda mais a capacidade de cada um deles”, afirma.

O atleta do karatê, Henrique P. Da Silva, 15 anos, relata que é gratificante ser contemplado, pois é a dedicação de cada esportista que esta sendo reconhecida. “Para nós o esporte é como um trabalho. Estamos muito felizes”, disse.

Para os professores o programa é um marco para o esporte do município. “É uma  emoção grande estarmos conseguindo as bolsas nesta administração. Uma luta de muitos anos. Como professor e ex-atleta esse é um marco na história do município”, destaca o professor, Luiz Henrique Boava.

O Programa

O Programa Bolsa Atleta Municipal atenderá às modalidades olímpicas e não olímpicas constantes dos programas do Departamento Municipal de Esportes de Cocal do Sul, com prioridade àquelas em que o Município vem representando em eventos oficiais de âmbito municipal, estadual, nacional e internacional e, ainda a organização e incentivo de atividades de lazer comunitário. O Programa de que trata esta Lei consiste em apoio financeiro, técnico e material a atletas não-profissionais, por meio do Departamento Municipal de Esportes de Cocal do Sul.

A Bolsa Atleta Municipal será concedida por um prazo máximo de 12 meses e caberá à Comissão de Análise do Programa Bolsa Atleta Municipal a ser constituída por Decreto do Chefe do Poder Executivo, a decisão pela valoração, concessão, renovação ou extinção da Bolsa Atleta para cada um dos beneficiários do Programa.

Alunos beneficiados

– Henrique Pereira da Silva