Prefeitura de Cocal dá o pontapé inicial para a criação e instalação do Museu Municipal

         O prefeito de Cocal do Sul, Nilso Bortolatto e o vice-Valdemar Bettiol se reuniram nesta sexta-feira, 09, com a diretora de cultura, Maria Isabel Vieira Alexandre e a presidente do Circulo Italiano de Cocal, Neide Pelegrin. Na pauta, as primeiras iniciativas para a criação e instalação do museu municipal.

          De acordo com o prefeito um novo local está sendo disponibilizado para a abertura do museu. Ele estará indo para o prédio onde irá funcionar a Unibave, nos fundos do Posto Cocal.  “A partir daí, nossa intenção é fazer uma parceria com o curso de musiologia, da Unibave, para que as peças sejam expostas dentro da metodologia museóloga. A princípio, o poder público também estará disponibilizando uma área para  poder ir em busca de  recurso para a construção de uma sede própria  uma sede própria”, explica. 

           Para Neide, que está a frente do museu junto com um grupo de mulheres desde sua abertura, o município precisa desse ponto turístico e da conservação da história dos fundadores em prol do desenvolvimento da cultura. “O museu de Cocal tem quase 400 peças. Vamos para um novo local, com a esperança de num futuro próximo construir uma sede que realmente destaque os traços da nossa cultura. Nós temos peças com mais de 100 anos e tudo isso precisa ser preservado”, destaca. 

           O museu de Cocal conta com peças de igrejas e do comércio, vida diária dos imigrantes, fotos, documentos e livros. “A idéia é buscar uma nova captação de peças coma s famílias do município”, finaliza Neide.

           A abertura das novas instalações do museu ainda não tem data definida.