Cocal do Sul preocupado com situação de animais de rua deverá firmar parceria com Centro de Zoonoses de Criciúma.

O prefeito de Cocal do Sul, Nilso Bortolatto e o vice, Valdemar Bettiol participaram, na última segunda-feira, do encontro que discutiu a regionalização do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e do Ecoponto de Criciúma.

De acordo com Bortolatto Cocal do Sul é totalmente favorável a parceria para  a utilização do CCZ. “Nossa realidade quanto ao número de animais soltos e sem o devido cuidado é um problema no município. Há meses técnicos da administração se reúnem para discutir a situação e buscar caminhos para resolvê-la. Nós não temos local adequado e nem estrutura para retirar cães e gatos das ruas e dar o tratamento devido o a eles. Com certeza essa parceria só viria a ajudar os municípios, os próprios animais e a sociedade como um todo”, destaca.

A idéia é firmar um convênio para a manutenção do Centro de Controle de Zoonoses para que o local atenda a demanda dos 11 municípios, mediante o rateio das despesas entre as prefeituras. Entrou em discussão ainda, nesse mesmo sistema, o recolhimento de pneus inservíveis por meio do Ecoponto. Segundo Bortolatto, "Cocal também tem interesse em participar para que esse tipo de material tenha destino correto no município", adianta.

Contudo, ficou acordado que uma comissão chefiada pelo diretor executivo da AMREC, Eno Steiner, vai preparar nos próximos dias uma série de projetos de lei e decretos para servirem de modelo a todos os municípios, a fim de facilitar os trâmites burocráticos para que os convênios possam ser firmados.

Além dos prefeitos da região, o encontro contou com a participação do Procurador da República, Darlan Dias e do promotor público Luiz Fernando Ulisséa Góes.