Caso de aviário na comunidade de Jardim das Palmeira 2 será encaminhado ao Ministério Público

Há quatro anos instalado na comunidade de Jardim das Palmeiras 2, em Cocal do Sul, o aviário que funciona próximo das residências vem causando problemas de saúde aos moradores. Nesta semana, a pedido da Fundação Municipal de Meio Ambiente (Fundac), cerca de 50 moradores da localidade se reuniram para discutir mais uma vez sobre o assunto. O encontro aconteceu no Centro Comunitário e contou também com a presença do vice-prefeito, Valdemar Bettiol e do procurador, Rafael Colombo.

Segundo o presidente do Conselho Comunitário do Jardim das Palmeira 2, Geraldo Teixeira as pessoas convivem diariamente com o mau cheiro, proliferação de insetos, alergia e dificuldade até para fazer comida por causa das moscas.  É um caso de saúde pública. O aviário fica a uma distância de 30 metros da casa mais próxima,  quando era para estar a 300 metros de acordo com a Lei”, explica.

Geraldo ressalta ainda que a comunidade não é contra o aviário. “Nós não queremos que a família seja prejudicada, pois ela depende desta renda. Nós queremos que a atividade seja transferida do local, já que é considerada imprópria e envolve a saúde da comunidade”, ressalta.

De acordo com o procurador do município “ficou definido durante o encontro que a administração municipal irá encaminhar, mais uma vez, ao Ministério Público uma documentação para análise, inclusive contendo um abaixo assinado. Vamos acompanhar a comissão formada pelos moradores e procurar ajudar da melhor maneira possível”, afirma Colombo.

A localidade de Jardim das Palmeiras 2 está localizada próximo a AABB, na SC-446.  Mais informações pelo telefone 9152-1776, Geraldo.