Teatro, música e doação de mudas para conscientizar no dia do meio Ambiente

        Teatro, música, doação de mudas frutíferas e premiações marcaram o dia Mundial do Meio Ambiente em Cocal do Sul. O evento foi realizado na praça da igreja matriz nesta terça-feira, 05/06, e reuniu as escolas municipais, Colégio Cocal e os grupos de mães e idosos.   O encontro foi aberto pelo prefeito Nilso Bortolatto e contou com a participação de demais autoridades do município. Crianças e jovens deixaram sua mensagem de conscientização e preservação ambiental.             

          O Colégio Cocal participou com o teatro “Falta de Consciência” e com a apresentação musical que teve como tema “Herdeiros do Futuro” dos alunos do nono e do primeiro ano, respectivamente. Para os alunos Luiz Antônio Rosso Morona e Paulo Ricardo Marcon “a peça mostrou que o meio ambiente é importante e que as pessoas precisam ter responsabilidade com suas ações porque às vezes pode ser tarde para mudar as coisas”, destacam. 

          A escola Cristo Rei também participou com música e a educação infantil do município com a exposição de trabalhos confeccionados com material reciclável. Ainda merece destaque os alunos do Cala/Apae que exporam seus materiais.    

           Durante o evento 150 mudas de plantas frutíferas foram distribuídas. Além disso, foram premiados com bicicleta o melhor teatro, desenho (1º ao 4º ano) e redação (5º ao 7º) e, com um notebook, a melhor redação do 8º ano.  Duas biciclatas foram sorteadas entre o público presente e duas escolas receberam premiação por meio de sorteio. Um Data Show foi entregue ao Colégio Cocal e lixeiras seletivas ao Cristo Rei. 

            O evento é uma realização da Fundação Municipal do Meio Ambiente em parceria com as secretarias de Educação e Ação Social e da Família. Para a diretora da FUNDAC, Rose Isabel Golombieski o evento foi um sucesso, pois atingiu outros públicos, como a terceira idade e grupos de mães. “A gente observa um progresso nas redações e nos desenhos. Os alunos cada  vez mais mostram e falam da realidade de Cocal e apontam um futuro melhor. Há uma consciência progressiva que é importante para o município”, avalia.