Cresce qualidade de ensino em Cocal do Sul. Média alcançada no Ideb supera meta projetada pelo Ministério da Educação

          Cocal do Sul melhorou na qualidade de educação básica entre 2009 e 2011, sendo um dos municípios com o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) mais alto da região da Amrec e do Estado. Os dados são referentes a 2011 e foram divulgados nesta semana pelo Ministério da Educação (MEC). Cocal do Sul passou de 5.4 para 6.0 nos anos iniciais (4º ao 5º ano). O indicador supera a meta projetada pelo MEC para o Estado, de 5,2. Nos anos finais (8º ao 9º ano), o município também apresentou avanço, passando de 4,4 para 4,8, também ultrapassando a meta preconizada de 4,1.

          O Ideb, que varia de 0 a 10, é uma combinação entre a taxa de aprovação e desempenho de estudantes em avaliações de português e matemática. Ele foi criado em 2007 e é medido a cada dois anos para verificar a qualidade das escolas e das redes de ensino em todo o país.

           A Escola que mais se destacou no município foi a Cristo Rei com média 6,1 nas séries iniciais e 4,9 nas finais. Na sequência, vem a Demétrio Bettiol com 6.0 e 4,7, respectivamente. 

           Segundo a Secretária de Educação, Lair Gregório “o crescimento se deve a criação do projeto de acompanhamento das médias dos alunos com premiação e incentivo de forma diferenciada no final do ano a turma que alcançou melhor média. Os professores nas áreas de língua portuguesa e matemática também contribuíram e muito para esse resultado preparando os alunos para a realização das provas do Governo Federal. O número de reprovação de alunos também diminuiu consideravelmente na rede”, ressalta. 

           Cocal do Sul possui a quarta melhor média da Amrec no Ideb. Para o prefeito, Nilso Bortolatto o investimento na educação sempre foi uma das principais preocupações da Administração Municipal. “O município investiu na parte pedagógica inovando, mudando práticas, procurando atender os alunos nas suas diversidades e seguindo a proposta pedagógica e planejamento anual que propõem conteúdos e práticas para preparar os alunos e professores para atingir a média em cada série. Vale ressaltar também a capacitação dos professores e a melhoria na estrutura das escolas e em projetos que incentivam a participação do aluno”, destaca.  

           A meta traçada no Brasil é alcançar até 2022 a média 6.0. Está média é um padrão definido como aceitável para os membros da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico, o clube das 34 nações mais desenvolvidas.