Samae de Cocal do Sul realiza limpeza da barragem da Linha Tigre que há 13 anos não era feita. Reservatório está desativado por causa da má qualidade

Desde o último sábado, 26, a equipe do Samae de Cocal do Sul trabalha para realizar a limpeza da Barragem do Rio Tigre, uma das três do município. Uma balsa faz o serviço que deverá levar aproximadamente 10 dias para ser concluído. A máquina está retirando do fundo do local todo o material decantado que influencia diretamente a qualidade da água.

A barragem foi construída em 1999 e de lá pra cá nunca recebeu uma limpeza. “Nosso objetivo é reativar o consumo porque essa é uma das melhores água que o município possui. O que acontece é que com as enchentes, muitos materiais são trazidos e acabam se decantando. Em virtude da falta de limpeza perdemos a metade da capacidade de reservação. Hoje a vazão é de 48 l/s”, destaca Carla Possamai Della, Engenheira Química e Diretora do Samae.

Neste primeiro momento a balsa irá realizar a limpeza na parte central da barragem. O trabalho nas laterais será feito com uma escavadeira. “A ação vai ajudar a aumentar a reservação e melhorar a qualidade da água”, adianta Carla.

Samae pede para a população economizar água

O Samae de Cocal do Sul segue com a campanha de conscientização da população sobre a necessidade de economizar água no município. A situação é delicada. A cidade está sendo abastecida apenas com a água que vem do Rio Cocal e um poço artesiano. A barragem da Linha Ferreira Pontes está desativada para a recuperação do nível de água e a da Linha Tigre passa pela limpeza.  “A secretaria de Obras recebe diariamente pedidos para que o caminhão pipa passe nas localidades para molhar a estrada. Hoje, isso é um pecado. As pessoas têm que entender que o período é de estiagem e não podemos desperdiçar a água. Cada um deve fazer a sua parte e entender a situação”, ressalta Carla Possamai Della, Diretora do Samae.