Pacto de Alfabetização na idade certa é lançado em Cocal do Sul e inicia com a formação continuada de professores

          Cocal do Sul realizou na noite desta segunda-feira,11, o lançamento oficial do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic) no município. O evento, que contou com a participação da vice-prefeita, Cirlene Gonçalves Scarpato (Aninha), tem como finalidade orientar a formação de professores para garantir que os alunos com até oito anos de idade estejam plenamente alfabetizados, isto é, consigam ler, compreender e escrever textos adequados para a idade escolar.      

          A formação continuada de professores alfabetizadores é a ação para alcançar o objetivo do projeto de iniciativa do Governo Federal. O Curso presencial está sendo realizado na Escola Demétrio Bettiol, das 17h30 às 21h30, terá duração de dois anos e tem como orientadora a professora Marenir Santa Helena que durante todo o trajeto de estudos terá formação e orientação pela UFSC e a Coordenadora Margaret Guse que ficará responsável pela coordenação e organização, garantindo assim, a realização dos encontros. Cerca de 20 professores da rede municipal participam. A capacitação acontece com base no programa Pró-Letramento, cuja metodologia propõe estudos e atividades práticas.  

           Segundo a secretaria de educação, Raquel Romagna Quarezemin “essa parceria trata de um interesse comum para incentivar a alfabetização e o letramento na idade certa fazendo com que todos os professores tenham compromisso de alfabetizar os seus alunos com base na teoria e prática do curso”, ressalta.