Quase mil crianças passaram pelo teste de visão em Cocal do Sul

A Prefeitura Municipal de Cocal do Sul realizou até o momento quase mil testes de visão em crianças e adolescentes nas instituições de ensino. O trabalho faz parte do programa Saúde nas Escolas e está sendo desenvolvido pelas secretarias de Saúde e Educação.  No ano passado, o trabalho de prevenção teve como foco a obesidade na escola e este ano a avaliação Oftalmológica (Teste de Snellen) é a preocupação.

Segundo o enfermeiro Sidney Duarte de Oliveira o objetivo é detectar crianças que possuem percentual de visão abaixo de 70%. “Nós vamos identificar a dificuldade das crianças para, em seguida, tomar as providências para que o problema seja resolvido da melhor forma possível”, adianta.

Até agora, alunos das escolas Giovanni Battain (Rio Comprudente) e José Perucchi (Bairro Vila Nova) já foram avaliados. No Cristo Rei e Demétrio Bettiol (Brasília) os testes estão sendo finalizados, faltando apenas a realização do trabalho no Colégio Estadual Prof. Padre Shuller (Centro).

A iniciativa faz parte do Programa Saúde na Escola e surgiu na perspectiva da atenção integral (prevenção, promoção e atenção) à saúde de crianças, adolescentes e jovens do ensino público básico, realizadas pelas Equipes de Saúde e Educação de forma integrada, proporcionando melhoria da qualidade de vida da população.