Cocal do Sul em alerta

        A prefeitura Municipal de Cocal do Sul através da Secretaria de Saúde realizou, na noite desta terça-feira, 23, uma mobilização com os moradores do bairro Vila Nova para tratar sobre o mosquito da Dengue que já está presente nas residências.  Além da comunidade, a vice-prefeita, Cirlene Gonçalves Scarpato representando o prefeito Ademir Magagnin, vereadores, secretários de saúde, obras e educação, técnicos da vigilância epidemiológica e o supervisor dos agentes da dengue da região da Amrec, Tiago Moretti participaram do encontro que serviu para alertar e traçar ações em caráter de urgência.

        De acordo com o Agente Epidemiológico do município, Guilherme Machado o mosquito da dengue já está espalhado pelas casas e a situação é grave. “Nós detectamos desde janeiro de 2013 o foco por meio de um ponto estratégico localizado no bairro, em uma borracharia. Mais de 200 larvas foram registradas no local. O mosquito que depositou seus ovos ali, com certeza veio de outros estados e regiões. Ele ainda não está contaminado, pois precisa contrair o vírus de uma pessoa já infectada. Contudo, o fato é assustador e preocupante, pois tendo o mosquito já é meio caminho andado para uma possível proliferação”, explicou.

        Segundo a vice-prefeita a situação do município é séria e a atitude das pessoas para ajudar é simples. “É só cuidar para que não haja água parada em casa. Temos mosquito nas residências e se a população não se unir, corremos o risco de viver uma epidemia do mosquito”, alertou Cirlene. 

        Hoje, o município conta com nove pontos estratégicos mais de 60 armadilhas. Cocal do Sul possui quatro casos de pessoas com dengue que vieram contaminadas de outros Estados. O último foco do mosquito registrado na cidade foi a cerca de 10 anos.  Ele foi encontrado em uma mecânica.  

Ações

         Durante o encontro que envolveu a comunidade foram desencadeadas ações em curto prazo para combater o mosquito. Todas as agentes de saúde do município estão mobilizadas durante a semana para visitar as residências, verificar os locais e prestar orientação. A escola Municipal José Perucchi, localizada no bairro, também vai atuar.  Professores estão engajados em atividades educativas e lúdicas para as crianças para alertá-las para que faça também a cobrança em suas casas. Entretanto, o ato mais importante será neste sábado, 27, com a realização de um grande mutirão durante todo o dia. A equipe da Secretaria de Obras e voluntários estarão nas ruas fazendo uma limpeza e auxiliando os moradores para uma faxina geral para tentar eliminar possíveis criadouros do mosquito da dengue, o Aedes aegypti. 

          Mais informações pelos telefones: 9912-4366 (Guilherme) ou 9993-3375 (Secretária de Saúde, Sinara)