Violência Sexual é debatida entre crianças e adolescentes em Cocal do Sul

Técnicos e profissionais da Prefeitura Municipal de Cocal do Sul realizaram nesta terça-feira, 14, uma ação alusiva ao dia de Combate à Violência Sexual de Crianças e Adolescentes, celebrado no dia 18 de maio. O CREAS, CRAS e o Conselho Tutelar do município realizaram uma palestra para crianças e adolescentes que integram o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para alertá-los.

Durante o encontro, a psicóloga Luciana Gerônimo falou sobre a prevenção diante do aspecto da violência. “A criança e o adolescente precisam saber se proteger, saber o que pode ser considerado violência e o que acontece na realidade. A violência e a exploração sexual de menores é um assunto gravíssimo, que exige a realização de campanhas e ações com envolvimento do poder público e de toda a população, sendo este um dos motivos pelo qual estamos orientando e mantendo-as em alerta”, ressaltou.

Os alunos receberam material educativo e aproveitaram também para tirar dúvidas e questionar. O mesmo trabalho de prevenção estará sendo realizado em todas as escolas municipais ao longo do ano.

Saiba mais sobre o dia 18 de maio

A escolha da data é uma lembrança a toda a sociedade brasileira sobre a menina sequestrada em 18 de maio de 1973, Araceli Cabrera Sanches, então com oito anos, quando foi drogada, espancada, estuprada e morta por membros de uma tradicional família capixaba. Muita gente acompanhou o desenrolar do caso, poucos, entretanto, foram capazes de denunciar o acontecido. O silêncio de muitos acabaria por decretar a impunidade dos criminosos.Sua morte, contudo, ainda causa indignação e revolta. O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes vem manter viva a memória nacional, reafirmando a responsabilidade da sociedade brasileira em garantir os direitos de todas as suas Aracelis. De autoria da então deputada Rita Camata (PMDB/ES) – presidente da Frente Parlamentar pela Criança e Adolescente do Congresso Nacional – o projeto foi sancionado em maio de 2000 como Lei 9.970: “Institui o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infanto-juvenil”. Desde então, a sociedade civil em Defesa dos Direitos das Crianças e Adolescentes promovem atividades em todo o país para conscientizar a sociedade e as autoridades sobre a gravidade da violência sexual.