Campanha de vacinação contra a pólio começa neste sábado e vai vacinar crianças de seis meses a cinco anos

            Começa a partir deste sábado, 08, a 34ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite. Cocal do Sul terá sete pontos para aplicar as duas gotas da vacina Sabin. Neste sábado, dia D, todas as unidades de saúde estarão abertas das 8h às 17h. No município, a  meta é vacinar 753 crianças de seis meses até cinco anos. Essas crianças deverão tomar uma dose de vacina oral mesmo que já tenham sido vacinadas anteriormente. É imprescindível que todos os responsáveis pelos pequenos levem a carteira de vacinação durante a campanha para que seja avaliada a situação vacinal contra a poliomielite.    

            Para a secretaria de saúde, Sinara Crippa Milanez é muito importante participar desse momento da campanha de vacinação. “Esse momento da gotinha é sinônimo de proteção não só à criança, mas ajuda a proteger todo o meio ambiente da possibilidade do vírus selvagem que pode causar paralisia infantil. E também é uma chance do pai, da mãe, da família para checar se o calendário de todas as vacinas da criança até cinco anos de idade está em dia ou não”, ressalta.  

             Este ano, 12 milhões de crianças entre seis meses e menores de cinco anos de idade devem ser vacinadas em todo o País contra a doença.  A poliomielite é contagiosa.  Afeta principalmente o intestino e o sistema nervoso das crianças,  podendo provocar a paralisia de um dos membros inferiores ou até mesmo matar.  A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite começa neste sábado e vai até o dia 21 de junho. 

Locais de vacinação em Cocal do Sul  Unidade de Referência em Saúde (Centro)

ESF – Boa VistaESF – Horizonte

ESF – CentroESF – Jardim Elizabeth

ESF – Vila Nova

ESF – Jardim Itália