Mais de 400 alunos da rede municipal de Cocal do Sul participam da Olimpíada de Matemática

           Mais de 400 alunos do 6º ao 9º ano das escolas municipais Demétrio Bettiol e Cristo Rei  participaram nesta terça-feira, 04, da primeira etapa da 9ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, em Cocal do Sul.Duas escolas estaduais da cidade também se inscreveram. Nesta primeira etapa 20 questões objetivas e por níveis em cada escola escrita foram aplicadas. O objetivo da Secretaria de Educação de Cocal do Sul é elevar a pontuação nesta primeira etapa. “Nós queremos levar para a segunda fase da Olimpíada os alunos que pontuarem acima de 10 pontos nesta primeira etapa”, ressaltou a secretária Raquel Romagna Quarezemin.A segunda fase da Olimpíada será no dia 14 de setembro, com uma prova discursiva, contendo de seis a oito questões. Participam desta fase apenas os alunos selecionados pelas escolas, segundo critérios descritos no regulamento, o que dá aproximadamente 5% de todos os inscritos da primeira fase. A lista dos premiados será divulgada no dia 29 de novembro, pelo site oficial www.obmep.org.br. A premiação para os alunos são 500 medalhas de ouro, 900 de prata e 4,6 mil de bronze e mais de 46 mil certificados de Menção Honrosa, além de bolsas de iniciação científica e de mestrado para os melhores colocados.   

           Preparação         

              Em Cocal do Sul um trabalho de motivação e incentivo vem sendo realizado nas escolas municipais por meio do projeto Clubinho da Matemática criando este ano pela Secretaria de Educação. Mais de 100 alunos participam da iniciativa semanalmente. O projeto é desenvolvido pelas professoras Diana Morona, Maria Albertina e Ana Lúcia Pintro. Uma Olimpíada na rede municipal também foi realizada recentemente, antecedendo a primeira etapa da Olimpíada Nacional.      

             Segundo a coordenadora do projeto, Luciane Idene dos Santos Rosso Leal o aluno que fizer a maior pontuação na Olimpíada Brasileira irá receber um tablet. “Essa é uma forma de nós incentivarmos e estimularmos cada vez mais o ensino da matemática e o gosto pela disciplina. Os alunos estão se dedicando bastante e esperamos obter um bom resultado neste ano”, ressalta.