Karateca de Cocal do Sul conquista bronze no Pan-Americano e garante vaga para o Mundial na Espanha

            O karateca de Cocal do Sul, Luan Custódio Cruz retornou ao Brasil nesta segunda-feira, 02, trazendo consigo um excelente resultado do Campeonato Pan-Americano Juvenil de Karate. O atleta conquistou a medalha de bronze na categoria sub-21, menos 78 quilos, em Medellín, na Colômbia, no último final de semana. Além de colocar o Brasil no pódio e ficar na história do esporte do município, Luan também garantiu vaga para o Campeonato Mundial de Karate que será disputado de 07 a 10 de novembro, na Espanha. 

             Segundo Luan o nível da competição foi bastante alto e todos tinham o mesmo propósito. “Nós realizamos três lutas. Enfrentei o Canadá, Estados Unidos e o Chile e, felizmente, nossa preparação foi muito boa e conseguimos colocar em prática todo nosso treinamento. Subir ao pódio do Pan foi a realização de um sonho. A emoção foi muito grande, a torcida do Brasil gritava o meu nome e o nome do país. Não há palavras que definam essa conquista. Essa medalha para mim é o que me motiva a continuar. Fui com esse objetivo, mas não esperava chegar tão longe em tão pouco tempo. Estou muito feliz e orgulhoso em representar o meu país, estado e cidade”, comemora.

              Na manhã desta terça-feira, 03, o atleta campeão foi recebido pelo Prefeito Ademir Magagnin acompanhado do técnico Luiz Boava, do Diretor de Esportes Matheus Cechinel, da secretária de Educação Esporte e Cultura, Raquel Quarezemin e do vereador Luiz Henrique Bittencourt. Luan fez questão de apresentar a medalha e agradecer ao apoio prestado pelo Poder Público. “Eu só tenho a agradecer a confiança em mim depositada, pois é sempre uma responsabilidade representar um município, um estado e imagina a nação inteira. A gente faz a nossa parte juntamente com o técnico que nos prepara, mas sem esse apoio não conseguimos chegar muito longe”, ressalta.  

             O prefeito parabenizou a conquista em nível internacional e afirmou que Luan é um orgulho e exemplo para a cidade. “Devemos toda essa conquista também ao técnico Boava que realiza um excelente trabalho com as crianças e jovens do município. Atrás de uma conquista há sempre um trabalho. Essa foi uma semente que foi plantada e regada com determinação, coragem e dedicação e que servirá ainda mais de incentivo aos atletas do nosso município. Agora a gente vai ainda mais longe, buscar o mundial com o Luan”, afirmou. 

Mundial

              Se antes os treinos eram rigidamente cumpridos, agora a preparação para o mundial será ainda mais intensificada. Para o técnico Luiz Boava o desafio agora é ainda maior. “Alcançamos o nosso objetivo e iremos focar nos trabalhos durante os próximos dois meses. Serão mais de três horas de treino por dia e Luan irá ainda intensificar a parte de musculação. Essa conquista é o resultado de um trabalho que a gente vai construindo ao longo dos anos e que nos orgulha cada vez mais”, afirma. 

              “O mundial é o topo, o máximo do karate aonde todo mundo que treina quer chegar e nós vamos seguir ainda mais confiantes”, afirma Luan. 

Títulos conquistados

               Luan foi Campeão Brasileiro da divisão de novos em 2011, na categoria 16 e17 anos, menos 76 quilos, campeão da Olesc em 2011 e Campeão Estadual em 2012. Em 2013 entrou para a categoria sub-21 e conquistou os dois Estaduais e o Brasileiro e, no Sul Brasileiro, ficou em terceiro lugar.

                Mais informações pelo telefone:  9970.2951, técnico Boava ou 9627-3325, atleta Luan Custódio Cruz.