Curso de inglês básico é oferecido gratuitamente para 25 pessoas em Cocal

            Estar qualificado é essencial nos dias atuais. Por esta razão, o município de Cocal do Sul já abriu este ano, mais de 10 turmas para capacitação em diferentes cursos técnicos disponibilizados em parceria com o Pronatec.Nesta semana mais uma aula inaugural foi realizada e 25 pessoas deram início ao curso de inglês, nível básico, gratuito.  A abertura contou com a presença do prefeito, Ademir Magagnin, da vice Cirlene Gonçalves Scarpato e da coordenadora do programa, Sandra Quarezemin.  O curso esta sendo ministrado pelo SENAT. As aulas acontecem três vezes por semana.  

            Centenas de pessoas de Cocal do Sul estão sendo beneficiadas com os cursos profissionalizantes nas áreas de manicure e pedicure, auxiliar administrativo, operador de computador, montador e reparador de computadores, costura industrial, entre outros. “Esta é uma oportunidade que queremos que as pessoas abracem com o objetivo de fazer a diferença e qualificar para o mercado de trabalho”, relata Ademir Magagnin.  Inscrições abertas    

            A Prefeitura de Cocal do Sul está com inscrições abertas para mais cinco novos cursos que terão início neste mês de setembro e outubro. As vagas são para Montador e Reparador de Computadores (30 vagas, período vespertino e 30 para o período noturno), Eletricista Industrial (30, período noturno), Costureiro Industrial do Vestuário (30, período vespertino) e Modelista (30, período vespertino e 30, período noturno). Os cursos serão ministrados pelo Senai e os  interessados deverão ter idade mínima de 15 anos. A qualificação será custeada pelo Governo Federal por meio do Pronatec em parceria com a Prefeitura Municipal. Eles são direcionados prioritariamente para atender as pessoas que buscam qualificação em sua área de interesse.  Os cursos são gratuitos e o participante receberá ainda auxílio-transporte e lanche. Os interessados deverão fazer a inscrição na Secretaria de Ação Social e da Família, localizada na Rua Professor Paulo Galli, nº 39, das 7h30 às 12h e das 13h às 16h30, no Centro da cidade, com a Assistente Social, Sandra Quarezemin. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: 3447-1458. 

Saiba mais sobre os cursos disponíveis: 

1 – Montador e Reparador de Computadores: Realiza manutenção em computadores. Monta, instala e configura dispositivos de hardware. Instala e configura sistemas operacionais e software aplicativos. Monta, instala e repara microcomputadores, identificando e instalando sistemas operacionais, de acordo com as normas e procedimentos técnicos de qualidade, segurança, higiene e saúde.Carga Horária: 180 horas, Escolaridade Mínima: 5ª a 8ª série incompletos.

2 – Eletricista Industrial: Realiza instalação de distribuição de baixa tensão, monta e repara instalações elétricas e equipamentos auxiliares, em estabelecimentos industriais, comerciais e de serviços. Carga Horária: 220 horas, Escolaridade Mínima: 5ª a 8ª série incompleto.

3 – Costureiro Industrial do Vestuário: Opera máquinas de costura industrial, costurando peças de vestuário sob tabela de medidas, trabalhando sob a supervisão técnica, de acordo com as normas e procedimentos técnicos de qualidade, segurança, higiene e saúde. Carga Horária: 220 horas, Escolaridade Mínima: 5ª a 8ª série incompleto.

4 – Modelista: Modela peças do vestuário, considerando a estrutura, caimento e sentido do fio dos tecidos e as instruções especificadas na ficha técnica para elaboração de moldes. Carga Horária: 230 horas Escolaridade Mínima: 5ª a 8ª série incompleto. 

           Público alvo: Inscritos no Cadastro Único (titular e dependentes, que tenham a partir de 15 anos e renda familiar de até 3 salários mínimos); Estudantes matriculados no Ensino Médio (2º ou 3º ano) das escolas públicas, inclusive na Educação de Jovens e Adultos. Os que concluíram todos os anos do Ensino Médio em escola pública ou particular com bolsa integral; Desempregados encaminhados pelo SINE e DRT; Pessoas encaminhadas pelo INSS.