Da escola para casa, crianças são motivadas à coleta seletiva do lixo

          Motivadas pelo projeto da rede municipal de ensino por meio da Secretaria de Educação em parceria com a Fundação Municipal do Meio Ambiente de Cocal do Sul, crianças estão dando exemplo de engajamento e responsabilidade quando o assunto é lixo. Há um mês, os pequenos da Instituição Infantil Cantinho Alegre, por exemplo, realizam a coleta seletiva do lixo de casa para a escola. Segundo a diretora da Instituição, Mirela Zaccaron todas as segundas e terças-feiras, os pais encaminham o lixo reciclável para a escola. O material é separado juntamente com os alunos que deixam tudo prontinho para o caminhão recolher nas quartas-feiras. “O resultado esta excelente. Toda semana um contêiner cheio é levado. As crianças seguem o exemplo dos adultos e, diante desta iniciativa, muitas estão sendo um exemplo de incentivo em casa. É importante fazermos nossa parte para colhermos os frutos no futuro”, afirma.         

          A iniciativa vem fortalecendo cada vez mais a conscientização nas famílias. De acordo com a mãe Gabriela Belloli o lixo esta sendo separado em casa graças ao projeto. “Todos os dias a minha filha procura por plástico, papel, latas ou quer consumir logo as coisas para levar as embalagens para a escola. Nós estamos aprendendo com a nossa filha e vemos o quanto é importante contribuir. Uma ação tão simples, que não custa nada, mas que representa muito”, destaca.Para a aluna, Rafaela B. Maragno, 5 anos, a lição e os bons hábitos começaram cedo. “Separo o lixo para proteger o planeta e ficar bem limpinho pra gente. É muito legal reciclá-lo, daí os bichinhos não morrem”, afirma.        

           A coleta seletiva do lixo esta sendo implantada gradativamente no município pela Fundac. Hoje, ela acontece nos bairros Cristo Rei e Horizonte. Contudo, o trabalho de conscientização esta sendo feito em todas as escolas municipais de Cocal do Sul.