Capacitação dos professores e reformas nas escolas antecedem a volta às aulas nas escolas municipais

           Os professores da rede municipal de ensino de Cocal do Sul juntamente com os demais profissionais da área da educação lotaram o auditório do Colégio Maximiliano Gaidzinski para abertura da Semana Pedagógica nesta semana. Com o tema “Generosidade, elemento central na educação e formação de sujeitos”, o encontro, bem como as demais atividades da semana, tem como objetivo integrar os profissionais da área da educação e capacitá-los para cada área do conhecimento pedagógico. A palestra foi proferida pelo professor mestre José Carlos Virtuoso e, contou ainda, com a presença do Prefeito Ademir Magagnin, da Vice Cirlene Gonçalves Scarpato e da Secretária de Educação, Raquel Romagna Quarezemin.                  

            “Estamos avançando muito na educação e estudando sempre formas para conseguir valorizar os nossos profissionais. No ano passado cumprimos com as nossas obrigações e, esse ano, haverá novidades. Temos feito isso com muita seriedade. Que todos sejam bem vindos e caminhem nessa diretriz de estar sempre bem perto do aluno”, destacaram o prefeito e a vice.       

              A Secretária de Educação também aproveitou para dar as boas vindas aos Educadores, falando do comprometimento que os profissionais da educação precisam ter para desenvolver um bom trabalho nas instituições de ensino.“Precisamos ter presente a generosidade no cotidiano escolar, trabalharmos com amor e assim fazermos a diferença na vida dos nossos educandos”, afirmou.          

             A programação da Semana Pedagógica prossegue com palestras com Brás Cizeski e Rosandra Sachetti Hubbe, reformulação do Plano de Ensino com professores Luci Ostetto, Carlos Augusto Euzébio, Marenir Santa Helena. Os profissionais da educação infantil também terão palestra com socorrista do SAMU Carlos Magno e com a fisioterapeuta Thaíse Petronilho. A semana irá finalizar com reuniões internas e a organização das escolas para receber com muito carinho os educandos  na próxima segunda-feira, 17 de fevereiro.  Secretaria de Educação dá continuidade às reformas nas Escolas Municipais           

             O trabalho de melhoria da parte física das escolas agregado a capacitação dos profissionais da educação também fará a diferença neste primeiro semestre com a volta às aulas na rede municipal de Cocal do Sul. Há semanas, a equipe trabalha nos serviços de melhoria e reformas das instituições. Cinco escolas já receberam ou estão finalizando suas reformas e limpeza geral. No Recanto Feliz, no bairro Jardim Elizabeth, foram construídos novos banheiros, um escovódromo, a sala dos professores e encanamentos. No Cristo Rei, a obra tão esperada está em fase final. A quadra de esportes multiuso está sendo finalizada e o telhado da escola também foi concertado.           

             Já na Demétrio Bettiol, a maior escola do município, foram feitas a troca de mais de 20 janelas grandes, rampas e a demolição de uma sala de aula que estava interditada há dois anos. Há ainda um projeto de revitalização da escola, para a busca de recursos para a construção de um novo bloco de salas de aula para a instituição. Além disso, a Secretaria de Educação providenciou a construção de muros com colocação de novas grades no Cantinho Alegre (Centro) e colocação de novos alambrados na instituição Os Amigos, no bairro Horizonte. “Agradecemos a todas as diretoras, bem como, os demais funcionários que estão trabalhando com muita dedicação para o término dessas obras”, finaliza a secretária de Educação, Raquel Quarezemin.  

EJA   

            Interessados em retomar os seus estudos para conclusão do ensino fundamental e ensino médio já podem entrar em contato com Fernanda de Oliveira (Empresas Eliane – 3447 7732) ou no CMG, às 19h com as professoras do EJA de segunda à quinta-feira.