Cocal do Sul participa de IV Fórum Catarinense de Gestores Municipais de Cultura

            O Diretor de Cultura de Cocal, Juarez Fogaça participou, na última semana, do  IV Fórum Catarinense de Gestores Municipais de Cultura, em São Francisco do Sul. O evento foi uma promoção da Federação Catarinense de Municípios – FECAM e do Conselho dos Gestores Municipais de Cultura – CONGESC e reuniu prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, secretários municipais, dirigentes da área cultural e servidores da administração pública envolvidos com a gestão cultural.    

            O Fórum teve como objetivo promover o debate das políticas públicas do setor cultural, proporcionando a integração entre os municípios e as regiões do Estado de Santa Catarina, bem como, ampliar o diálogo entre o Ministério da Cultura – MinC, as prefeituras e o governo do Estado visando fortalecer as ações e programas já existentes, iniciando também futuras parcerias. 

              Segundo Juarez o evento contou com a apresentação de boas práticas de gestão dos colegiados regionais e relato de experiências municipais na implementação do Sistema Municipal de Cultura. “O principal ponto discutido durante o encontro foi o Sistema Nacional de Cultura – SNC, definindo as competências dos municípios na gestão cultural a partir da assinatura com o Ministério da Cultura – MinC. O tema foi abordado por representantes do Ministério da Cultura, governo do Estado, Conselho Estadual de Cultura e Conselho dos Gestores Municipais de Cultura de Santa Catarina. Uma notícia boa para a região é que no próximo ano o Sul irá sediar o encontro. O evento será realizado em Urussanga no primeiro semestre”, destaca o Diretor.