Atividades alusivas ao dia Mundial da Saúde reúnem centenas de pessoas
Mais de 500 pessoas participaram da programação especial, alusiva ao dia Mundial da Saúde, em Cocal do Sul. O evento foi realizado no pátio da sede da Prefeitura Municipal com uma série de atrações voltadas para a saúde da população. Durante todo o dia, o atendimento foi prestado pelos profissionais do SESC, Unesc, Caps, Cras, Creas, Pastoral da Saúde, equipe de profissionais da Secretaria de Saúde, além de contar com a participação do Conselho Municipal de Saúde.
As atividades foram voltadas para todas as idades. As crianças se divertiram com os brinquedos e brincadeiras do SESC que também trouxe novidades com uma série de jogos antigos para animar e voltar ao passado, como corda, biloquê, entre outros. Corte de cabelo também foi uma das atrações paralelas ao programa alimentos seguros, tipagem sanguínea, exposições e orientações que reuniram adultos e idosos. A Pastoral da Saúde, além de orientar e oferecer os produtos naturais e curativos para a saúde, também realizou um abaixo-assinado que acontece em todo o país e que vai de encontro ao tema da Campanha da Fraternidade. Ele se refere aos desaparecidos e ao descaso do poder público em relação ao problema. Centenas de assinaturas foram colhidas.
O aposentado Jair Apolinário, de 60 anos, foi um dos participantes das ações em prol da saúde. Ele aproveitou para conhecer os espaços e saber qual o tipo de sangue possui. “Isso é muito importante. Sempre há algo de novo nessas iniciativas da Saúde que acaba nos favorecendo e contribuindo para o nosso dia a dia”, disse. Segundo a Secretária de Saúde, Sinara Crippa Milanez é de extrema importância trabalhar atividades de promoção e prevenção à saúde. “Isso tudo repercutirá na família, no grupo de amigos e, principalmente para a melhoria da qualidade de vida. Estamos muito felizes em poder trabalhar em conjunto com os diversos segmentos da sociedade, entidades e apoiadores. Estaremos sempre procurando fazer esse tipo de atividades para beneficiar a população”, ressalta.