Corpo de Bombeiro esclarece reclamações referente a atrasos

         O Prefeito Municipal de Cocal do Sul, Ademir Magagnin recebeu nesta semana, o 1º Sgt BM Anderson Luiz Darella Lorenzin Fernandes – Comandante do Pelotão em Urussanga com o objetivo de prestar esclarecimentos diante de algumas reclamações referentes ao atraso das análises e liberações de projetos no município. O encontro aconteceu na sede da Prefeitura e contou ainda com a presença do Secretário de Administração e Finanças, Clédio Fachin e integrantes do Corpo de Bombeiros.  

          O Sargento apresentou às autoridades um relatório contendo os dados com relação às vistorias realizadas no município. Hoje, o Corpo de Bombeiro possui em aberto apenas sete verificações. O comandante ressaltou que as obras não atrasam por culpa do bombeiro. O problema está no proprietário.“Não há razão para dizer que o bombeiro não está trabalhando. Cumprimos a legislação. Têm coisas que são imediatas, outras a curto e a longo prazo.Cada um tem que verificar onde se enquadra e seguir os procedimentos. Quanto mais rápido o solicitante encaminhar o que é exigido, mais breve ele terá sua liberação, ainda mais agora que tudo passa a ser integrado, ou seja, a prefeitura não liberará um alvará sem a autorização do Bombeiro e vice e versa”, explica.   

          O Comandante afirmou ainda que das 350 vistorias realizadas neste ano, 91 receberam algumas exigências para adequações. “Até o momento, o Corpo de Bombeiro aguarda a solicitação de retorno para liberação. Há ainda 170 taxas pendentes de pessoas físicas e empresas que não adequaram o projeto para a realização da vistoria e 17 não pagaram a taxa de vistoria de habite-se”, ressalta.    

          Segundo o secretário Clédio Fachin os esclarecimentos foram importantes para entender melhor a dinâmica do processo de avaliação e liberação dos projetos encaminhados ao Corpo de Bombeiros. “Foi importante ainda para identificar que não há retenção longa na liberação do projeto e, sim, problemas na montagem do mesmo antes de ser encaminhado ao Bombeiro.Importante salientar que a nova Lei nº 11.157 que entrou em vigor em07/11/2013 estabelece maior rigor e prazo de reapresentação do projeto devolvido para as correções e ou alterações. Durante o encontro nós solicitamos o empenho do Sargento para que o município também possa ter um Analista de Projetos somente para Cocal do Sul, buscando dar  maior velocidade no processo de avaliação e liberação e com isso atender ainda melhor a necessidade da população", afirmou.