Escolas municipais de Cocal realizam 18ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica

As alunos das escolas municipais de Ensino Fundamental “Demétrio Bettiol”, “Cristo Rei” e ” José Peruchi” de Cocal do Sul realizaram a 18ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). As provas foram aplicadas no horário de aula, sob orientação das professoras do Clubinho de Matemática:  Diana Morona, Maria Albertina Ghizzo e Júlia Cardoso Teixeira. Os alunos do Nível 2 (  4º e 5º anos)  e 3 ( 6º ao 9º ano)  tiveram que responder 10 questões diversificadas sobre astronomia e astronáutica. Mais de 350 alunos participaram.

Na Escola Ensino Fundamental “Demétrio Bettiol”, as provas foram aplicadas para todos os alunos do 4º ano (Nível 2) e de forma facultativa para 6º ao 9º anos ( Nível 3), totalizando 148 alunos participantes. Na Escola Ensino Fundamental “Cristo Rei” , as provas foram aplicadas para todos os alunos do 5º ano ( Nível 2) e de forma facultativa para 6º ao 9º anos ( Nível 3), totalizando 184 alunos participantes. Já na Escola Ensino Fundamental “José Peruchi” , as provas foram aplicadas para todos os alunos do 5º anos ( Nível 2)  que participam 20 alunos do Clubinho de Matemática.

A OBA, organizada pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB),  é um evento aberto a participação de escolas públicas ou privadas, urbanas ou rurais, sem exigência de número mínimo ou máximo de alunos, os quais devem preferencialmente participar voluntariamente. Podem participar da OBA alunos do primeiro ano do ensino fundamental até alunos do último ano do ensino médio. Ocorre totalmente dentro da própria escola e possui uma única fase realizada dentro de um só ano letivo. Ao final da OBA todos os alunos recebem um certificado de participação impresso com o seu nome e se houver premiação por meio de medalha, ela também constará no certificado. Todos os professores envolvidos no processo, bem como, os diretores e a escola recebem os seus certificados.