Alunos Auto Defensores da Apae de Cocal apresentam importância do programa para a sociedade

Representar a voz dos alunos em diversos níveis do Movimento Apaeano. Esse é o objetivo do cargo de Suelen Sangaletti Da Silva e Ériton Martins, eleitos recentemente para serem os Auto Defensores da instituição. A iniciativa faz parte do programa desenvolvido pelas Apaes. Em Cocal do Sul, ela está sendo resgatada por meio de uma ampla ação de divulgação que teve início nesta semana dedicada a Valorização do Trabalho do Auto Defensor da Apae.

O programa de Auto Defensores é aberto a todas as pessoas com deficiência, tendo uma  importância não só no movimento, mas para toda a sociedade. Nesta quinta-feira, 09, acompanhados pela coordenadora do programa e fisioterapeuta, Taise C. Petronilho os representantes estiveram na prefeitura municipal onde foram recebidos pela vice-prefeita, Aninha Gonçalves Scarpato que ficou encantada com a dedicação e comprometimento dos auto defensores. “Eu participei da eleição que elegeu o casal e vejo que eles terão importante responsabilidade daqui para frente. Nós ficamos muito felizes por eles, pela desenvoltura e espírito de participação. Essa é uma oportunidade de se engajarem cada vez mais, mostrar que a vida pode ser sempre melhor e representar com afinco todos os seus colegas e interesses”, ressalta Aninha.

Segundo a coordenadora a instituição está colocando em prática um planejamento de divulgação por meio de visitas às empresas, comércio e imprensa. “Queremos que a sociedade perceba a importância deste trabalho que permite ao auto defensor, além de representar, ter acesso aos debates dos temas que afetam as pessoas com deficiência, principalmente”, destaca Taise.

Hoje a Apae de Cocal do Sul conta com 109 alunos e atende 150 alunos. “Nós somos integrantes ativos na sociedade, vamos representar, expor nossas ideias e opiniões e, claro, defender os direitos das pessoas com deficiência”, finalizam Suelen e Ériton.