Anel Viário de Cocal está entre as três prioridades para o orçamento de 2016 do Estado

A sexta-feira (07) foi marcada por um fato histórico para a população de Cocal do Sul. A união e mobilização de autoridades, entidades e comunidade resultaram na inclusão do projeto de construção do anel de contorno viário do município no PPA 2016/2019, além de estar entre as três prioridades que serão inseridas no orçamento de 2016 pela região de Criciúma.

A decisão foi tomada durante a 31ª audiência pública do Orçamento Regionalizado (OR), realizada pela Assembleia Legislativa por intermédio da Comissão Coordenadora do Orçamento Regionalizado (OR), Comissão de Finanças e Tributação e Coordenadoria do Orçamento Estadual. Os Sul Cocalenses lotaram o auditório da Secretaria de Desenvolvimento Regional de Criciúma para marcar o início de uma luta que ainda tem muito pela frente. Todos organizados com camisetas, faixa e bottons para sensibilizar e aprovar a causa.

O Prefeito Ademir Magagnin deve o resultado à mobilização realizada nas últimas semanas junto às entidades, associações e comunidade e a importância desta obra para o município. “Foi muito positiva a união das pessoas neste processo. Nós conseguimos a aprovação da nossa prioridade e sem ela nós não conseguiríamos avançar junto ao Estado. Claro que a batalha não esta finalizada. Agora precisamos sensibilizar o governo para investir os recursos neste projeto tão necessário para a população, mobilidade urbana e tantos outros benefícios que esta obra trará”, avaliou.

O Pároco, Pe. Eloir Borges também foi um dos defensores do Anel Viário e somou forças junto à mobilização. “Somos solidários a todos os pedidos, mas o trânsito no Centro de Cocal é um problema tanto para quem está de passagem quanto para os moradores. Estamos pensando no futuro e nas pessoas que no município vivem”, destacou.

A presidente do Legislativo de Cocal, Roseny Teixeira Cittadin falou em nome dos vereadores e fez um apelo aos deputados para que ajudem Cocal do Sul a concretizar o Anel Viário. “Mais de 20 mil carros passam por dia pelo centro da nossa cidade. Queremos o desenvolvimento e esta obra beneficiará toda a região”, ressaltou.

Para o presidente da CDL, Fernando de Fáveri o povo Sul Cocalense realizou uma prova de amor e carinho pela cidade. “A união de esforços, o trabalho coletivo das entidades e associações é uma bandeira que trará desenvolvimento, segurança e novos horizontes ao município. O desenvolvimento passa pela abertura de novas estradas e a nossa população e o governo vestiram a camisa e a bandeira do Anel de Contorno Viário. Em nome do nosso comércio só tenho a parabenizar a todos os participantes que contribuíram para essa conquista. Agora a comissão segue acompanhando e informando a sociedade quanto aos trâmites legais e das questões burocráticas”, afirma.

Além do Anel viário, os representantes dos municípios da região de Criciúma decidiram incluir no Orçamento do Estado para 2016, a construção do Hospital Regional de Criciúma e do Centro de Oncologia e Pediatria do Hospital Santa Catarina.

Ação do Deputados

Durante a audiência, todos os deputados se sensibilizaram pela causa de Cocla do Sul e ficaram admirados com a representação e participação das pessoas do município.

Valmir Comin (PP) lembrou que as demandas são maiores que os recursos. “Leva quem se organiza e luta”, resumiu o parlamentar, aludindo ao processo de escolha das prioridades, eleitas pelo voto dos participantes da audiência pública. Manoel Mota (PMDB) continuou o argumento de Comin. “Vale a pena lutar, porque o que for escolhido vai servir para nós como bandeira”, declarou Mota.

Cleiton Salvaro (PSB) defendeu a interação das comunidades com os políticos.

“Quando a comunidade e a classe política se unem, há crescimento econômico e social”, avaliou o deputado. Para Ricardo Guidi (PPS), a “Assembleia Legislativa tem o papel de conhecer as demandas da população e lutar por elas”. Ada Faraco de Luca (PMDB), secretária de Justiça e Cidadania, concordou com Guidi. “Viemos aqui para ouvi-los e ouvi-las”, afirmou a deputada, referindo-se aos representantes dos municípios que lotaram o auditório da SDR local. Luiz Fernando Vampiro (PMDB) destacou que as lideranças municipais estão participando cada vez mais da elaboração do Plano Plurianual e do orçamento do estado.

Prestigiaram ainda a audiência pública do OR os deputados João Amin (PP), Marcos Vieira (PSDB), presidente da Comissão de Finanças e Tributação, José Milton Scheffer (PP), Dirceu Dresch (PT), Rodrigo Minotto (PDT), Serafim Venzon (PSDB) e Leonel Pavan (PSDB), José Nei Ascari (PSD), Jean Leutprecht (PCdoB), Gean Loureiro (PMDB), além de prefeitos, vices, vereadores, secretários municipais, dirigentes de hospitais, líderes comunitários e servidores da SDR de Criciúma e da Secretaria de Estado da Fazenda.

Ações incluídas no PPA2016/2019 pela região de Criciúma

Pavimentação da SC-440, trecho Urussanga, Santana, Barro Branco Pavimentação da SC-445, trecho Forquilhinha a Maracajá Construção do Centro de Oncologia e Pediatria do Hospital Santa Catarina Construção do anel viário de Cocal do Sul Construção e pavimentação da quarta etapa do anel viário de Criciúma Construção de clínica de reabilitação para dependentes químicos Construção, ampliação e reforma de escolas na SDR de Criciúma Convênios para manutenção dos hospitais abrangidos pela SDR de Criciúma Construção do quartel do Bombeiro Militar de Içara Pavimentação do trecho Pedreiras a Barra Velha, em Balneário Rincão Construção da sede própria da AMA – Associação dos Amigos dos Autistas Construção do Hospital Regional de Criciúma