Palestra com Jorge Trevisol abre semana da família em Cocal do Sul

Pais, alunos, educadores, autoridades e comunidade em geral lotaram o salão paroquial da igreja matriz para participar da palestra que teve como tema “Família, Afeto e Espiritualidade”, na noite de ontem, 10 de agosto.

Ministrado pelo psicólogo, escritor e cantor, Jorge Trevisol, o encontro abriu a semana da Família em Cocal do Sul, momento celebrado pela Igreja Católica e que contou com a parceria do Governo Municipal.

Ao abordar sobre o tema, o palestrante relembrou fatos que viveu com sua família e aconselhou os pais a cuidarem e entenderem seus filhos, aproveitando a paternidade e a maternidade para aprender. Trevisol também provocou uma reflexão sobre a família e a importância de uma convivência saudável para uma sociedade melhor.

Mais de 900 pessoas participaram do encontro. “Ações como esta são de grande valia, principalmente quando há essa interação entre educação, igreja, escola e comunidade. A palestra buscou resgatar a importância da família na formação de uma sociedade melhor. Precisamos dedicar mais tempo em nossas vidas para avaliar nosso papel de membros de uma sociedade em transformação e de que maneira podemos agir individualmente para termos um mundo melhor. A palestra foi um momento de reflexão e de relembrarmos, independente do credo de cada um, que precisamos corrigir os rumos de uma sociedade que apesar de todos os avanços tecnológicos, não tornou o mundo um lugar melhor para viver. Parece-me que estamos errando em alguma parte desta história”, observou o participante, Eduardo Fontanella.

A programação iniciou com apresentação do Coral Musical Demétrio Bettiol, que encantou os presentes. Para dar as boas vindas aos presentes, o Padre Eloir Borges falou sobre a importância da família na vida de crianças e adolescentes. O evento também contou com a presença do Prefeito Ademir Magagnin acompanhado da Primeira-Dama, Maria de Fátima Dajori, vice-prefeita, Cirlene Gonçalves Scarpato e da Secretária de Educação, Raquel Romagna Quarzemin. “A palestra foi fantástica para se trabalhar o resgate de valores. A sociedade só estará livre dos problemas quando colocar a família em primeiro lugar. Com isso, diminuir-se-ia a criminalidade, uso de drogas e tantas outras dificuldades. Nós enquanto Governo, aproveitamos esse momento para refletir e ajudar a somar nesta semana quando se celebra a semana da família junto à paróquia de Cocal. Queremos aproximar a família da escola, pois quando os pais participam, as crianças fazem a diferença e se sentem valorizadas”, relataram Magagnin e Aninha.

Ainda durante o encontro a Secretária de Educação, Esporte e Cultura formou o Grupo de “Pais Educadores”. “O principal objetivo  do projeto é dialogar com os representantes dos pais sobre o desenvolvimento de ações que envolvam as famílias das escolas do município em prol de nossas crianças e adolescentes no processo de construção de um sociedade mais humana”, concluiu Raquel.

Sobre o palestrante

Jorge Trevisol é formado em filosofia, teologia e psicologia. Tem mestrados em psicologia e em espiritualidade pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma – Itália.

É doutor em Educação pela PUC de Porto Alegre, é psicoterapeuta, palestrante, escritor, cantor e compositor.