Campanha contra a Poliomielite será realizada neste sábado em todas as unidades de saúde

A Secretaria de Saúde de Cocal do Sul irá realizar neste sábado, 15, a campanha contra a Poliomielite. Devem ser vacinadas contra pólio crianças com idade entre 6 meses e 5 anos incompletos. Neste dia, todas as unidades de saúde do município estarão abertas para aplicação das doses das 8h às 17h, sem fechar ao meio dia.

 

A poliomielite, também conhecida como paralisia infantil, é uma doença provocada por vírus que afeta o sistema nervoso e pode levar à paralisia irreversível dos membros. Atualmente, o Brasil está livre da doença, mas a vacinação é fundamental para manter o vírus fora do país, segundo o Ministério da Saúde. Entre 2013 e 2014, 10 países registraram casos de poliomielite, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).

 

As crianças que forem se vacinar contra pólio poderão receber outras vacinas para atualizar suas cadernetas de vacinação, entre elas a vacina tríplice viral, que protege contra sarampo, rubéola e caxumba e é destinada a crianças com idade entre 1 e 5 anos incompletos.

De acordo com a coordenadora epidemiológica, Gilmara Viel aproximadamente 900 crianças devem ser vacinadas no município e os pais deverão apresentar a carteirinha de vacinação.

A Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite começa neste sábado

(15) e vai até 31 de agosto em todo o país.