Quase duas mil pessoas vão às urnas para eleger os novos Conselheiros Tutelares de Cocal do Sul

Neste domingo, 04, os Sul Cocalenses foram às urnas e elegeram os cinco novos conselheiros tutelares e seus suplentes. Maria Aparecida do Livramento, Ana Alice Goulart, Jaqueline Bressan, Maria Aparecida Marghotti e Dalila Manoel Martins Cardoso foram as escolhidas pela população, sendo as quatro primeiras reeleitas. “Agradecemos imensamente cada cidadão que se disponibilizou a votar neste domingo e a todos os candidatos que concorreram às vagas”, afirmou a Conselheira eleita, Dalila.

O ponto alto durante a votação foi o número expressivo de participantes.

Quase 1,8 mil pessoas votaram. “Acho importante a gente ajudar para que pessoas boas e capacitadas assumam essa função com responsabilidade”, ressaltou a costureira, Daniela Goulart.

Para a Secretária de Ação Social e da Família, Sinara Crippa Milanez “O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente avalia positivamente a eleição no município. Objetivamos fornecer aos Sul Cocalenses uma eleição transparente e clara, seguindo todos os critérios necessários e com a fiscalização do Ministério Público. Todas batalharam pedindo o voto e a votação expressiva também se deve ao trabalho de divulgação e conscientização realizado ao longo dos últimos meses pelos profissionais envolvidos da Secretaria e do Conselho. As poucas situação que tivemos foram relatadas e encaminhadas ao Ministério Público”, relatou.

Segundo a presidente da Comissão Eleitoral, Pamela Roque Venson esta eleição para Conselheiros Tutelares foi uma surpresa para a cidade devido a sua movimentação e repercussão. “Muitos exerceram a sua obrigação de cidadão Sul Cocalenses e escolheram seu representante. Quando convidávamos para votar, enfatizávamos a importância da presença do eleitor neste dia, sendo uma eleição unificada que aconteceria em todo o território nacional e Cocal do Sul teria também esta oportunidade. Com certeza, os mais votados eleitos irão contribuir muito em prol desta comunidade”, destacou.

Em Santa Catarina são 304 conselhos formados, um para cada cidade, com exceção de Florianópolis que possui quatro e Joinville,Chapecó e Blumenau com dois cada.

Os cinco membros de cada Conselho Tutelar serão os responsáveis por zelar pelos direitos das crianças e adolescentes do município, fiscalizando as entidades e interferindo onde há denúncia de violência ou maus-tratos a jovens.

Eles tomarão posse no dia 10 de janeiro de 2016 e ficarão nos cargos pelos próximos quatro anos.

O que é o Conselho Tutelar?

O Conselho Tutelar é um órgão público que atua na defesa de crianças e adolescentes brasileiros. Cada cidade tem pelo um conselho, que é formado por cinco membros da população que são escolhidos através de eleições. Eles são responsáveis por fiscalizar e investigar denúncias de abusos , maus-tratos e negligência contra crianças e adolescentes.

Em que situações as pessoas podem contatar o conselho tutelar? Como isso deve ser feito?

Todas as situações em que for percebido algum sinal de abuso, maus-tratos ou negligência com crianças e adolescentes são de competência dos conselhos tutelares. Essas denúncias podem ser contra pessoas, empresas ou até órgãos.

Por exemplo, inúmeras faltas sem justificativa a escola, trabalho infantil ou suspeitas de abusos (tanto sexual quanto psicológico) devem ser encaminhados para investigação do órgão.

As denúncias podem ser feitas através do Disque 100, ou pelo telefone direto de cada conselho tutelar. Todas as 295 cidades catarinenses possuem um, e os telefones podem ser conferidos nos sites das prefeituras.

Resultado da Eleição por candidato

Classificação

Titulares           Nome do Candidato     Quantidade de Votos

1º         Maria Aparecida do Livramento             249

2º         Ana Lice Goulart           249

3º         Jaqueline Bressan        211

4º         Maria Aparecida Marghotti        200

5º         Dalila Manoel Martins Cardoso 195

Classificação

Suplentes

6º         Rossana Marcia Crema Zomer 135

7º         Leonardo Silvestri         135

8º         Marieli Fernandes         133

9º         Madione Herdt 87

10º       Evandro Euzebio          74

11º       Ricardo Manoel Teixeira            51

12º       Jaqueline Marques        43

13º       Grasiela Martinello dos Santos 29

Mais informações pelo telefone: 9694-7756, Pâmela (psicóloga e presidente do CMDCA).