Saúde Bucal de Cocal do Sul está entre as 10 melhores de SC

O Governo Municipal de Cocal do Sul juntamente com a equipe da Secretaria de Saúde do município comemorou, nesta semana, o destaque da Saúde bucal em nível Estadual, único na região da AMREC. O trabalho está entre os 10 melhores de Santa Catarina, o que garante a participação da cidade no Prêmio Melhores Práticas em Saúde Bucal, instituído pelo Conselho Regional de Odontologia de Santa Catarina (CRO- SC), com o objetivo de valorizar o trabalho de excelência realizado até então.

A cerimônia de premiação aconteceu, na última sexta-feira (23), na Assembléia Legislativa, durante sessão solene em homenagem à odontologia catarinense por ocasião do Dia do Cirurgião Dentista, comemorado no dia 25.

Cocal do Sul recebeu a honraria “Prêmio Melhores Práticas de Saúde Bucal 2015” por se destacar no desenvolvimento de suas políticas públicas em saúde bucal. O município foi representado pela Secretária de Saúde, Sinara Crippa Milanez, a Coordenadora de Saúde Bucal de Cocal, Giovana Galatto Santa Rosa e demais profissionais da área de odontologia.

A coordenadora de Saúde Bucal de Cocal do Sul afirma que o prêmio foi um reconhecimento ao esforço de toda equipe e dos gestores em aprimorar as implantações das políticas de saúde bucal no município. “Nossas ações são planejadas em equipe, trabalhamos unidos e optamos em ofertar qualidade e resolutividade nos atendimentos. Possuímos 100% de cobertura de Saúde Bucal na Estratégia e Saúde da Família, realizamos o monitoramento da fluoretação da água de abastecimento, atendemos todas as faixas etárias, ofertamos atendimento de referência em especialidades odontológicas e hospitalar, além das ações de prevenção”, explica Giovana.

De acordo com a Secretária de Saúde, Cocal do Sul pontuou em praticamente todos os quesitos. “Nossa equipe é completa e nossos indicadores são muito positivos na avaliação bucal. Com certeza esse prêmio é um incentivo aos profissionais e também às prefeituras que dão condições para a qualidade da saúde bucal”, completa Sinara.

Os demais municípios que receberam o reconhecimento no estado foram São Bento do Sul, Águas de Chapecó, Jaraguá do Sul, Flor do Sertão, Xaxim, Porto União, Chapecó, Florianópolis e Joinville.

Projetos diferenciados desenvolvidos pela Saúde Bucal de Cocal

Durante o ano, uma série de atividades é desenvolvida pelos dentistas dos ESFs. Além do atendimento diário, orientações de prevenção nos grupos terapêuticos e escolas, visitas domiciliares, encaminhamentos ao Centro de Especialidades Odontológicas e atendimento hospitalar, os dentistas, técnicos e auxiliares atendem mais de 100 alunos da APAE do município por meio do projeto “OdontoCocal, Sorrindo para o Futuro”.

A ação deu a largada neste ano quando os alunos participaram de uma Ação de Promoção de Saúde Bucal na APAE, onde participaram de atividades de higiene bucal, orientações sobre alimentação cariogênica, atividades físicas e exame bucal. Os pacientes com necessidade de tratamento tiveram sua consulta odontológica agendada, com dia e hora marcada. Segundo a dentista Giovana “verificamos que a atenção básica é a porta de entrada para os pacientes com necessidades especiais, muitos dentistas se surpreenderam e viram que é possível desempenhar uma atenção odontológica, desde que o profissional conheça o paciente, sua deficiência e sua limitação. Dessa forma melhoramos o acesso a esses pacientes nos atendimentos odontológico na Atenção Básica”, ressalta.

Outra ação importante é o Bingo da Saúde Bucal que está sendo realizado nos grupos da terceira idade. Em parceria com a Secretaria de Assistência Social, a equipe leva aos idosos de forma divertida e participativa, orientações sobre Câncer de Boca, Higiene Oral, Cuidados com a Prótese, Doenças Bucais e Sistêmicas. Além disso, os idosos que vencem o bingo levam para casa presentes doados pela APAE, CAPS, Serviço de Convivência e pelas monitoras do Clube de Mães. Todos os integrantes receberam ainda um Kit de higiene bucal. A equipe já atendeu centenas de idosos e o trabalho segue durante esta semana nos grupos de idosos.