Mutirão em Cocal recolhe mais de 50 caminhões de entulhos no dia D contra a Dengue

A integração entre as Secretarias de Saúde e de Obras de Cocal do Sul resultou no recolhimento quase 50 caminhões (caçamba) de entulhos durante a última semana finalizando neste sábado, 13, com o mutirão realizado no bairro Horizonte. A ação fez parte do dia D contra o Aedes Aegypti para a eliminação de focos do inseto e divulgação de informações sobre o controle das doenças transmitidas pelo mosquito: dengue, chikungunya e zika vírus.

Mais de 50 pessoas entre enfermeiras, dentistas, técnicos, agentes de saúde juntamente com a Vigilância Epidemiológica estiveram mobilizados atendendo todos os bairros da cidade para reforçar o alerta  de combate, orientar as famílias, tirar dúvidas e recolher entulhos e objetos inservíveis, bem como, diagnosticar locais com água parada. Todo trabalho da equipe foi acompanhado pela Secretária de Saúde, Sinara Crippa Milanez durante o dia.

 

A equipe inspecionou mais de 500 residências no dia de ontem e, em apenas uma delas, no bairro Horizonte, 10 caminhões de entulhos foram retirados. As atividades se concentraram também nos 16 bairros da cidade com o alerta e orientações e distribuição de material educativo. Nos últimos anos, a ação da Secretaria de Saúde de Cocal foi permanente para que o mosquito não se instale no município. Outros mutirões foram feitos nos últimos meses no município atingindo os bairros Jardim Elizabeth (o maior de Cocal), Vila Nova e Jardim Itália onde foram recolhidos mais de 300 caminhões de entulhos.

Nesta terça-feira, 16, técnicos da Secretaria de Saúde irão ainda palestrar sobre o mosquito Aedes Aegypti para mais de 200 professores durante a semana pedagógica para que outras ações possam ser desenvolvidas nas escolas durante o ano com os alunos.  A Secretaria também mobiliza os líderes de todas as igrejas requerendo a ajuda maciça das pessoas no combate a esta epidemia que vem se alastrando. Trabalho de prevenção nas escolas, empresas, grupos de idosos, palestras nas comunidades, conservação de terrenos baldios, distribuição de material informativo e vistoria das residências por meio das agentes de saúde e a “Campanha Residência Livre do Mosquito da Dengue” onde a residência em dia com os cuidados recebe um adesivo de identificação foram realizados.

Segundo a Secretária de Saúde, Sinara Crippa Milanez a ação foi bastante produtiva, pois as casas que havia entulho era um exagero. “Limpando essas residências com grande risco para a instalação do mosquito faz toda a diferença. Um serviço bem feito e de qualidade. Contudo, a maioria das casas no Horizonte, por exemplo, estavam em dia com suas obrigações. Observamos todos os detalhes das casas, além de bocas de lobo, terrenos baldios sem a limpeza necessária e com água parada, entre outros. Nossa esperança é grande e o dia D se faz todos os dias”, ressaltou.

Para o morador Roni Delavedova “essa mobilização do Governo Municipal é importante e nos coloca no compromisso, pois essa epidemia é perigosa. Todos têm que ajudar, pois o maior prejudicado somos nós mesmos. A ação é uma oportunidade para as pessoas se organizarem e fazerem a coisa acontecer e não esperar encontrar um foco para depois acordar”, observa o comerciante.

Hoje, Cocal se encontra livre do Aedes Aegypti, uma vez que já se passou mais de um ano do último foco. Cocal do Sul tem recebido méritos pelo trabalho realizado ao longo destes anos e a região copiou o modelo “Campanha Residência Livre do Mosquito da Dengue”. “A palavra de ordem é ALERTA E CUIDADO, uma vez que a qualquer momento podemos ter o problema se não trabalharmos todos juntos. A participação da população é extremamente importante”, finaliza a Secretária de Saúde. 

Hoje, o município conta com 10 pontos estratégicos que são visitados quinzenalmente e 79 armadilhas que são visitadas semanalmente. O trabalho é rigoroso e  requer muito cuidado e compromisso. Para a maior segurança, a rede de armadilhas foi reestruturada no final de 2015.

Em Cocal, os locais com água parada devem ser comunicados à Secretaria de Saúde ou Vigilância Epidemiológica pelos telefones: 3444-6100 / 3444-6106 / 3444-6102.

 

 Mais informações pelo telefone: 9933-2300 – Sinara