Padre Vander fala sobre afetividade e as virtudes do bom professor na abertura da semana pedagógica de Cocal do Sul

“Como a sinfonia precisa de cada nota, como o livro precisa de cada palavra, como a casa precisa de cada pedra, como o oceano precisa de cada gota de água, as crianças,  adolescentes e a humanidade precisa do professor”. Foram com essas palavras que a Secretaria de Educação de Cocal do Sul abriu oficialmente, nesta terça-feira (16), a Semana Pedagógica da rede municipal que tem como tema “Amor e comprometimento: a excelência na arte de ensinar”.

O evento foi aberto pelo Prefeito Ademir Magagnin e a Secretária de Educação e Vice-Prefeita, Cirlene Gonçalves Scarpato e reuniu mais de cem professores e diretores no auditório do CMG com o objetivo de discutir a afetividade no processo ensino-aprendizagem, a qualidade do ensino e as práticas pedagógicas, além de traçar ações inovadoras para o ano de 2016, com o aprimoramento pedagógico.

Amor, ação e visão foram os ingredientes utilizados para a reflexão ministrada pelo Padre Antônio Vander que deu o pontapé inicial dos trabalhos do ano letivo no município. Com motivação e espiritualidade, ele abordou o tema “a importância da afetividade diante dos desafios do dia a dia e as sete virtudes do bom professor” com o objetivo de tocar o coração para o amor naquilo que se faz aliado às virtudes necessárias ao professor, como o ser comunicativo, confiante, solidário, paciente, discreto, honesto e resiliente. “A vida é o maior espetáculo que pode existir. Ela também é o primeiro e grande problema, pois viver é ter que dar sentido. Não dá para viver de qualquer jeito porque uma hora as coisas complicam e uma vida sem horizonte é uma vida triste. Depois nos deparamos com a morte e entre a vida e a morte é preciso conviver, fazer uma boa aula, por exemplo, porque os alunos não têm culpa dos atropelos da nossa vida. O verdadeiro professor é aquele que tem virtudes e não poder, que tem amor pelo que faz e a capacidade de dar sem esperar. Que possamos fazer um ano ainda mais promissor, colocando em prática as repetições das sete virtudes, os chamados conhecidos atos do bem para nós mesmos e para que possamos refletir e repassar o nosso melhor”, afirmou.

A Secretária de Educação e Vice-Prefeita de Cocal, Cirlene Gonçalves Scarpato desejou um anos feito com amor e paixão para a educação de Cocal.

“A velocidade das coisas é tão rápida que se a gente não correr, vai-se perder muito. Que possamos ter a sabedoria necessária para cada vez mais podermos avançar e fazer a nossa educação ainda melhor. Contamos com todos vocês para um grande ano letivo”, afirmou.

Para o prefeito Ademir Magagnin não se consegue nada de uma nação sem educação. “Nós trabalhamos para que nossos professores possam ter capacitação e valorização  para que as consciências possam ser transformadoras, além do investimento na parte física das instituições. Esse é um caminho paralelo que seguimos. Que todos possam iniciar um novo ano com comprometimento e intensidade e que na próxima semana possamos receber nossos alunos dispostos, com alegria e amor, pois tudo isso faz parte de uma boa educação”, ressaltou.

Nesta terça-feira, os professores também participaram das palestras sobre prevenção ao mosquito Aedes Aegypti e Saúde Bucal ministradas pela equipe da

Secretaria de Saúde.

As atividades também integrarão motoristas e merendeiras. Amanhã, 17, os temas abordados serão “Educação e Aprendizagem – Eu faço parte” com o Coach Jorginho Teixeira e a Formação para os professores de Informática com o Professor Luciano Antunes. Já na quinta, 18, “Escola e Resíduos Sólidos:

Construindo uma Cidadania Ambiental”, será o tema ministrado pelo Engenheiro Agrônomo, Ismael Dagostin Gomes.

Mais informações pelo telefone: 9630.2019 (Aninha)