Secretaria de Saúde implanta Programa de Suplementação de Ferro

               Prevenir a anemia por deficiência de ferro em crianças de seis a dois anos, gestantes e mulheres pós-parto. Esse é o objetivo do Programa Nacional de Suplementação de Ferro que, a partir de hoje (18/06), começa a ser desenvolvido em Cocal do Sul através da secretaria de saúde. 

              Uma equipe multidisciplinar formada por médico, enfermeira, dentista e agentes de saúde foram preparados para acompanhar a implantação Programa. Além de distribuir doses semanais de sulfato ferroso para crianças, doses diárias de sulfato ferroso e ácido fólico para gestantes e doses de sulfato ferroso para mulheres no pós-parto, o Programa vai desenvolver atividades de orientação nutricional. Segundo a enfermeira, coordenadora do Programa Macilene Benedette junto com a medicação é essencial saber combinar os alimentos. “É importante que as mães saibam que os alimentos ricos em ácido ascórbico (vitamina C) quando associados ao ferro ajudam na absorção desse mineral. Sem essa combinação a absorção é lenta pelo organismo”, ressalta.

              O grupo esta aberto para as pessoas interessadas. Uma vez por mês um encontro será realizado e as mães e gestantes poderão trocar informações, experiências e tirar dúvidas. A dona de casa, Cristina Coelho Ramires acredita que o Programa vai auxiliar muitas mulheres. “Meu filho teve problema de anemia com um ano. Eu não sabia que era possível prevenir logo no início. Situação que poderia ser prevenida com as informações, medicação e acompanhamento, hoje, concedidos através do Programa.Espero aproveitar todos os momentos e cuidar da saúde do meu filho e a minha”,afirma.

             A anemia por deficiência de ferro é considerada uma carência nutricional em expansão em todos os segmentos sociais atingindo, principalmente, crianças menores de dois anos e gestantes. Segundo pesquisas realizadas pelo Ministério da Saúde, a região Sul está em 2º lugar na carência de ferro, só perde para o Sudeste.

              A medicação é gratuita e o Programa é fundamental para que as famílias sejam sensibilizadas quanto à importância da suplementação e informadas sobre a utilização do produto: dosagem, periodicidade, tempo de permanência e conservação. “A adesão efetiva garante a continuidade do Programa e contribui com a diminuição do risco da deficiência de ferro e anemia”, explica ainda Macilene. 

              Mais informações pelo telefone 3447- 1658 ou 9935-5517, falar com Macilene.