Governo de Cocal e Epagri entregam quase 10 mil toneladas de azevém e aveia aos agricultores

Quase 50 produtores de gado de Cocal do Sul foram beneficiados, nesta terça-feira, 26, com sementes de aveia e azevém. A iniciativa faz parte do programa municipal “Desenvolvimento Rural” criado pela Prefeitura por meio da Secretaria de Agricultura em parceria com a Epagri. Ela consiste em incentivar o produtor na utilização do azevém e aveia para melhoria da pastagem no inverno e, desta forma, garantir o alimento ao rebanho.

Esse é o terceiro ano que o agricultor Egídio Sartor recebe as sementes.

Depois do incentivo, ele afirma que passou a produzir mais leite. “Os pastos naturais não resistem aos dias de frio e a opção pelo plantio de aveia e azevém no oferece segurança e qualidade. A alimentação é garantida para tratar do gado. Antes tínhamos muita dificuldade. Hoje consigo produzir 3 mil/litros de leite por mês e agradeço a essa parceria que só vem a nos motivar a cada ano”, observa.

Neste ano, o município distribuiu quase 10 toneladas de sementes. A entrega começou a ser realizada nesta terça-feira, 26, e contou com a presença do prefeito Ademir Magagnin, a vice, Cirlene Gonçalves Scarpato, engenheiro agrônomo Cleiton Pereira e equipe da Epagri. “Nós iniciamos o programa em

2014 e de lá pra cá o interesse dos agricultores só vem aumentando. Nosso objetivo é dar incentivo aos produtores para que se dediquem e valorizem esta parceria e suas atividades, além de diminuir os custos de produção e aumentar a renda”, ressalta Cleiton.

Para Magagnin, o Governo Municipal teve a preocupação de evoluir em alguns programas e, assim, torná-los consistentes. “Esse é um exemplo. Temos a distribuição de calcário, análise do solo que tem que estar integrada, as sementes de azevém e aveia. Nós sabemos o quanto é trabalhosa a criação de gado com a chegada do inverno, por esta razão, queremos atender o agricultor para que ele continue a trabalhar com o gado de corte, de leite e grãos, principalmente ajudando-o a garantir o produto nesta época do ano”, afirmou.