PM de Cocal do Sul inaugura central videomonitoramento
A Polícia Militar de Cocal do Sul juntamente com o Governo do Estado e em parceria com o Governo Municipal inauguram, ontem, 17, a central de videomonitoramento composta por 10 câmeras do projeto Bem-te-vi. A estrutura vai atender o município 24 horas por dia e recebeu investimento custeado pelos governos (municipal e estadual) no valor de R$ 250 mil. A cerimônia foi realizada na sede da Polícia Militar (PM) e contou com a presença do secretário de Estado da Segurança Pública, Cesar Augusto Grubba, Sargento Alexandre Pirotti da Fontoura, responsável pelo comando em Cocal, prefeito Ademir Magagnin, presidente do Legislativo, Angela Mendes Anjo, vereadores, policiais, secretários, lideranças e comunidade.
“Com o sistema de câmeras de videomonitoramento ganhamos muito em eficiência, além de melhorar o resultado da PM. Nós vamos ter um ganho de qualidade bastante significativo com esse avanço tecnológico importante para a cidade e que visa a segurança. Só temos a agradecer o investimento do Governo do Estado em parceria com a prefeitura municipal”, afirmou Grubba.
As câmeras estão instaladas na SC-108, do trevo até a entrada do bairro Jardim Itália, além de pontos na rua Guy Marcos Nunes de Souza. Durante o ato, as pessoas puderam conhecer o funcionamento, observar as imagens on line e a instalação das câmeras. “É uma tecnologia importante em razão da parceria entre os governos que vai trazer para a cidade os chamados olhos de vidro. Com isso, conseguimos fazer o monitoramento nos pontos chave proporcionando maior segurança às pessoas”, destacou o Sargento Fontoura.
Para o prefeito “essa parceria é mais uma ação do governo municipal que visa contribuir para o trabalho e investigação das polícias Militar e Civil a exemplo do nosso programa Segurança para Todos. Acredito que atuando em conjunto temos mais força para combater e inibir o crime em nosso município”, ressaltou Magagnin.
Autuações
O Sargento Fontoura afirma ainda que com o pleno funcionamento da central de videomonitoramento, as imagens poderão gerar autuações de trânsito dentro do perímetro urbano. A medida é possível através da criação da Resolução 471, de 18 de dezembro de 2013, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que regulamenta a fiscalização de trânsito por intermédio de videomonitoramento em estradas e rodovias.
“As autuações que possivelmente poderão ser feitas são apenas pelas lentes das câmeras do projeto Bem-te-vi e não do programa Segurança para todos do Governo Municipal. Todos os 10 pontos estão identificados com placas para orientar e alertar os motoristas visando a busca de segurança pública. Até o momento nenhuma multa foi aplicada e essa não é a nossa intenção. Mas sim, fazer com que a população saiba que está sendo fiscalizada e que deve se preocupar em trafegar conforme o que a legislação estabelece. Temos muitos problemas com o uso de celular e o não uso do cinto de segurança”, finaliza Fontoura.