Cocal do Sul encerra semana pedagógica com orientações aos profissionais da educação

Na expectativa para a volta às aulas, programação contou com palestras e planejamento para o retorno do ano letivo de 2021

Nos dias que antecedem a volta às aulas, a Prefeitura de Cocal do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Educação, preparou uma semana repleta de orientações voltadas à programação pedagógica para o ano letivo de 2021. O objetivo foi poder capacitar, preparar e orientar os profissionais da educação para receber os alunos de forma segura e dentro das normas previstas no Plano de Contingência da Educação Municipal – Plancon.

No decorrer da semana, os professores, serventes e merendeiras do município realizaram testes rápidos para detecção do coronavírus, que foram disponibilizados pela Secretaria Municipal de Saúde. Conforme a secretária municipal de Educação, Raquel Romagna Quarezemin, as auxiliares de serviços gerais receberam orientações sobre alimentação escolar, segurança do trabalho e cuidados em relação à covid-19.

Já as diretoras das escolas municipais estiveram reunidas com os professores, para conversarem sobre o Plano de Contingência de retorno às aulas e todas as medidas de segurança que esse novo recomeço necessita. “As reuniões dentro das escolas também propiciaram reflexões sobre como será o processo de ensino e aprendizagem neste início de ano letivo”, comenta Raquel. Também aconteceu um encontro com os pais, professores, diretoras e coordenação da Secretaria de Educação sobre a volta às aulas, prestando esclarecimentos e orientações.

Vale lembrar que devido à pandemia e seguindo o Plancon, as aulas funcionarão de forma presencial e híbrida, havendo revezamento em relação às aulas presenciais, respeitando a capacidade máxima de 50%, mas cada escola tem a sua particularidade prevista no Plancon, como a metragem do local, por exemplo, que influencia na montagem das salas. As aulas presenciais e remotas voltam a partir do dia 17 de fevereiro.

Novos estagiários

Também aconteceu durante a Semana Pedagógica a chamada dos estagiários que irão desempenhar as suas funções no transporte escolar. “Mas é importante ressaltar que ainda precisamos de estagiários, principalmente para auxiliar os professores”, salienta a secretária de Educação. Os estagiários também realizaram os testes rápidos da covid-19, para haver maior segurança no retorno das aulas.

Treinamento de primeiros socorros

Nesta semana, os profissionais da Educação como professores, motoristas, serventes de limpeza e merendeiras participaram de palestras relacionadas a noções básicas em primeiros socorros, uso de EPI (Equipamento de Proteção Individual) e combate a princípio de incêndio com extintores. Na oportunidade, eles também participaram de palestra sobre os cuidados em relação à covid-19.

Os treinamentos foram efetuados pelo colaborador Nazareno Borges, que é técnico em Segurança do Trabalho. “Em relação aos professores, o conhecimento foi direcionado a noções básicas em primeiros socorros, já aos motoristas de ônibus falamos sobre direção defensiva”, comenta.

De acordo com Nazareno, a intenção foi de poder capacitar os colaboradores da Secretaria de Educação a saber de que forma atuar com medidas seguras a qualquer sinistro que possa vir a acontecer em seus locais de trabalho e até mesmo em suas casas.