Volta às aulas: professores de Cocal do Sul passam por treinamento

O retorno do ano letivo será no dia 17 de fevereiro; Defesa Civil está fiscalizando e acompanhando as escolas

As aulas presenciais e remotas voltam a partir do dia 17 de fevereiro e neste período, os professores da rede municipal de ensino estão recebendo uma capacitação e treinamento da Defesa Civil de Cocal do Sul para a retomada do ano letivo. O objetivo é orientar a todos a seguirem as regras previstas no Plancon – Plano de Contingência da Educação do município.

“Nós tivemos uma reunião com o novo Comitê municipal do Plancon, que faz parte do cronograma de retorno às aulas. Os responsáveis pela Defesa Civil estão fazendo as orientações cabíveis para a organização das salas de aula e demais espaços das escolas, como também o transporte escolar”, comenta a secretária municipal de Educação, Raquel Romagna Quarezemin.

A equipe da Defesa Civil está visitando cada escola e fazendo um treinamento com os profissionais da educação, além do auxílio quanto ao Plancon, que foi elaborado pela Defesa Civil e precisa obrigatoriamente ser seguido pelas escolas. Conforme a secretária da Defesa Civil de Cocal do Sul, Thaiane Jung, cada escola tem a sua particularidade prevista no Plancon, como a metragem do local, por exemplo, que influencia na montagem das salas.

“Todas as escolas devem seguir o Plancon do município e devem funcionar com até 50% dos alunos em sala de aula, seguindo revezamento. Nosso objetivo é mostrar o modelo apropriado e explicar as normas que devem ser seguidas para maior segurança de todos”, comenta Thaiane.

Na próxima semana, quando iniciarem as aulas, as equipes da Defesa Civil, Vigilância Epidemiológica e Polícia Militar, estarão nas escolas para orientação e conscientização dos alunos em relação aos cuidados com a covid-19. A equipe irá auxiliar esta semana as diretoras das escolas na montagem das salas, respeitando a capacidade de cada uma e o distanciamento social.

Dentre as normas do Plancon, que constam que cada escola deverá disponibilizar a todos o álcool gel, tapete higiênico na entrada, máscaras, além do distanciamento das cadeiras e mesas que deverá ser respeitado. “Todos os funcionários da escola deverão estar uniformizados, além disso, o lanche será feito dentro da sala de aula e no momento do recreio cada sala terá a sua vez, para não haver aglomeração com toda a escola”, explica o coordenador da Defesa Civil do município, João Geraldo Echeli.

Antes de o aluno entrar na escola, será aferida a sua temperatura, usando o álcool em gel e ele deverá entrar na escola sozinho, sem os pais. A secretária municipal de Educação explica que caso o aluno apresente algum sintoma, ele será encaminhado a uma sala separada e logo serão tomadas as devidas providências.

Diferenciais em Cocal do Sul

Dentre os diferenciais no município, os professores estão optando por usar máscaras transparentes, para que o aluno possa entender melhor a fala do professor, podendo fazer leitura labial e também para poder identificá-lo melhor. Segundo Raquel, o município não está disponibilizando esse tipo de máscara, cada professor que assim desejar, pode adquiri-la e vale ressaltar que muitos estão a aderindo.

Já o transporte escolar, que é uma das preocupações de muitos pais, cada ônibus terá um fiscal para acompanhar se o distanciamento social está sendo cumprido, bem como a capacidade, que não poderá ser de 100%. Além disso, os ônibus serão higienizados todos os dias antes de os alunos utilizarem.

“Nós estamos tirando dúvidas, passando segurança aos professores, prestando o auxílio de traduzir o que está no Plancon e trazer para a prática do dia a dia”, comenta Thaiane, já que esse trabalho também é um diferencial realizado no município.