Serviço de raio x odontológico de Cocal do Sul tem melhoria no agendamento

O serviço de radiologia odontológico da Secretaria de Saúde do município de Cocal do Sul mudou a forma de agendamento e, com isso, os usuários do serviço têm maior comodidade para agendar as radiografias. As seis unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESFs) têm prestação de serviços odontológicos em atenção básica.

 

Atualmente, os dentistas quando têm a necessidade de solicitar radiografias odontológicas periapicais e interproximais (exames complementares ao diagnóstico clínico), fazem a solicitação ao serviço de radiologia odontológica na unidade central do município, conforme explica o cirurgião dentista Carlos Henrique Búrigo Rosso.

 

“Num passado recente, para agendar as radiografias odontológicas os pacientes tinham que ir presencialmente até a unidade central com a solicitação de Raio x odontológico em mãos e posteriormente se deslocar novamente até a unidade central para a realização das tomadas radiográficas odontológicas”, lembra Carlos.

 

Hoje em dia, durante a consulta odontológica na unidade de ESF, os dentistas agendam as radiografias para o usuário via SISREG (sistema on-line de regulação de exames e consultas).  “O paciente escolhe a data e o horário que melhor lhe convier e já sai com a solicitação do exame em mãos, não tendo a necessidade de se deslocar até a unidade central para agendar”, explica Carlos.

 

Dessa forma, o paciente precisa se deslocar apenas uma vez até a unidade central para realizar as tomadas radiográficas. “Essas radiografias, depois de serem processadas, são enviadas para a unidade solicitante, sem a necessidade de o usuário voltar a unidade de referência para pegar o exame solicitado”, conclui o cirurgião dentista.

 

“Esta mudança já ocorreu em janeiro de 2021, no nosso primeiro mês da nossa administração. Detectamos a dificuldade do usuário em agendar e passamos a usar o sistema on-line que já estava à disposição. Com essa pequena mudança, o sul-cocalense tem maior comodidade na forma de agendamento”, destaca o prefeito Fernando de Fáveri.

 

As radiografias odontológicas são agendadas de segunda a quinta-feira às 07h30 e na sexta-feira às 13h. São agendadas 30 radiografias odontológicas por dia.