Secretaria de Educação de Cocal do Sul faz mudanças na metodologia de ensino em 2022

Com o objetivo de melhorar a qualidade da rede municipal de ensino, a Secretaria Municipal de Saúde trouxe uma novidade para esse ano – a mudança dos livros didáticos para as apostilas. Na contagem regressiva para o início do ano letivo de 2022 (que inicia no dia 14), a Prefeitura de Cocal do Sul foca nos investimentos para essa volta às aulas. A partir de agora, os alunos contarão com o material didático do Sistema Educacional Família e Escola (Sefe).

Conforme o secretário municipal de educação, Luis Carlos de Melo, esse material didático é diferenciado para os alunos e para os professores, sendo um recurso de suporte pedagógico. “Nosso compromisso com a qualidade da educação municipal inclui a mudança na metodologia de ensino, a fim de reduzir a disparidade entre o ensino público e privado”, declara.

As apostilas serão distribuídas a todos os alunos do Ensino Fundamental do 1º ao 9º ano, de forma gratuita. Segundo o prefeito Fernando de Fáveri, a administração investiu cerca de R$ 500 mil reais na qualidade do ensino em Cocal do Sul. “Os pais poderão acompanhar o aprendizado dos seus filhos através dessa metodologia; com isso, os indicadores irão melhorar e veremos a qualificação no ensino”, pontua.

Com a nova metodologia do Sistema Educacional Família e Escola (Sefe), todos os profissionais serão capacitados. Segundo o secretário, com relação ao conteúdo pedagógico, as apostilas são mais eficazes e técnicas, visto que esse método é utilizado em grandes colégios do país. “Para os alunos que irão prestar o Enem ou vestibular, com as apostilas, a preparação será melhor; além disso, nós precisamos preparar os alunos dos anos finais também para o mercado de trabalho”, salienta Luis.

Retorno das aulas

As aulas da rede municipal de ensinam retornam no dia 14 de fevereiro. No entanto, as escolas já estão abertas e a Secretaria de Educação já está se organizando para a retomada do ano letivo de 2022. Os profissionais da educação retornaram aos trabalhos na última segunda-feira (31). Do dia 7 ao dia 11, os profissionais passarão por uma formação continuada, que é uma capacitação.

O secretário de educação reforça que os pais e responsáveis que precisarem tirar dúvidas ao longo desta semana, as portas das escolas estarão abertas para orientar a todos.