Secretaria de Saúde de Cocal do Sul intensifica ações de combate à dengue

As agentes de saúde participaram de uma capacitação para orientar a população

O município de Cocal do Sul, por meio da Vigilância Epidemiológica, tem intensificado as ações de combate ao mosquito da dengue. Nesta semana, as agentes de saúde passaram por uma capacitação sobre a dengue, para obterem conhecimento e estarem aptas a orientarem a população. A bióloga Mariana Mantovani, da Gerência Regional de Saúde, foi quem realizou a capacitação.

Além disso, na próxima sexta-feira, dia 31, a partir das 8h00, a equipe da Vigilância Epidemiológica fará uma panfletagem na Feira Livre, no paço municipal, com o objetivo de conscientizar sobre a dengue, entregando materiais educativos.

A secretária municipal de Saúde, Glícia Pagnan, reforça sobre a importância de conscientizar a população para tomar os devidos cuidados em relação à dengue. “Precisamos de toda a ajuda do povo de Cocal do Sul para continuarmos mantendo a cidade livre dos focos”, ressalta.

Além disso, os trabalhos de prevenção à dengue são realizados constantemente em Cocal do Sul. O agente epidemiológico realiza semanalmente o monitoramento das armadilhas que estão espalhadas pelo munícipio. Também é realizado o atendimento de denúncias, investigações e monitoramento dos casos suspeitos de dengue.

Como prevenir

As medidas de controle para prevenir a doença, é manter o domicílio sempre limpo, evitar o acúmulo de água em locais abertos, como os vasos de plantas, poças de água, pneus, garrafas plásticas, piscinas sem uso e sem a devida manutenção, e até mesmo em recipientes pequenos, como tampinhas de garrafa, entre outros.