Educação em Cocal do Sul Alcança Destaque na AMREC e Impulsiona Índices de Qualidade

Cocal do Sul, município da Região AMREC, se destaca alcançando resultados expressivos nos índices do ICMS Educação (Imposto sobre Circulação deMercadorias e Serviços) e IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) de 2023. Com isso, projeta avanços significativos para 2025, incluindo o aumento da arrecadação do ICMS.

O ICMS Educação, incentiva a melhoria da aprendizagem e a equidade no ensino. Já o IDEB, indicador nacional que mede a qualidade da educação, Cocal do Sul obteve o 1º lugar nas séries iniciais da AMREC.

O secretário de Educação, Adilson Pagnam Ramos, destacou o impacto das iniciativas implementadas: “Nosso resultado no IDEB foi surpreendente, reflexo do trabalho em equipe envolvendo secretarias, gestores, professores e a comunidade escolar. Essa conquista reflete o compromisso coletivo com a educação.”

Ações que Transformaram o Cenário Educacional

Nos últimos anos, o município adotou medidas inovadoras e estruturais para fortalecer a qualidade do ensino, entre elas:

  • Gestão Democrática: Implantação de Grêmios Estudantis, nomeação de gestores por avaliação de mérito e desempenho e parcerias como a implantação do CEJA (Centros de Educação de Jovens e Adultos), atendendo aproximadamente 200 estudantes anualmente fora da idade escolar regular.
  • Ensino Integral: Implementado em uma escola municipal com previsão de ampliação.
  • Inclusão Educacional: Inserção de segundos professores para alunos com deficiência e adequação da infraestrutura para acessibilidade.
  • Valorização Docente: Repasse do piso salarial aos professores, entrega de notebooks para uso pedagógico, capacitação continuada, aquisição de apostilas para todos os alunos do Ensino Fundamenta I e II e uma Plataforma Digital Educacional com várias ferramentas.
  • Infraestrutura Escolar: Construção da maior Instituição de Educação Infantil do município, ampliações e reformas, aquisições e ampliações de parques infantis em todas as Escolas do município, climatização em todas as salas de aulas e cozinhas, mobiliário e monitoramento por câmeras em todas as unidades escolares, entre outros feitos.

Além disso, os investimentos em atividades extracurriculares incluem 15 projetos voltados ao desenvolvimento cultural, social e acadêmico, com participação em olimpíadas, torneios e workshops.

Educação como Pilar de Desenvolvimento

“O resultado nos deixou muito satisfeitos. Acreditamos que a educação de fato pode mudar as pessoas que podem mudar o seu mundo e seu entorno. Isso reforça o pensamento de que valeu a pena todos os investimentos e toda a dedicação desta administração, em especial, de toda a equipe da Educação que juntos, não mediram esforços para melhorar a aprendizagem e em consequência os índices da Educação de Cocal do Sul”, comenta o prefeito em exercício Erik Zeferino.

Com o avanço contínuo, Cocal do Sul se consolida como um exemplo de como políticas educacionais bem implementadas podem transformar a realidade de um município e impactar positivamente futuras gerações.