Comitê se reúne para discutir implantação da Escuta Especializada em Cocal do Sul

Representantes de diversas entidades do município se reuniram nesta semana e apresentaram as próximas etapas do plano de trabalho

O município de Cocal do Sul realizou nesta semana mais uma etapa do plano de trabalho para a construção e implantação da escuta especializada. No encontro, foi discutido a respeito do protocolo e fluxo de atendimento às crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência. Durante a reunião também foi apresentada a legislação da Escuta Especializada, conversado sobre a atribuição da rede e as próximas etapas do plano de trabalho.

A construção do protocolo é articulada pelo Conselho Municipal da Criança e do adolescente (CMDCA), através do Comitê de Gestão Colegiada da Rede de Cuidado e de Proteção Social de crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência, formado por representantes da rede de atendimento.

De acordo com a Lei n° 13.431, a escuta especializada é um procedimento de entrevista sobre uma possível situação de violência contra crianças ou adolescentes, no intuito de garantir a proteção e o cuidado da vítima.

A presidente do CMDCA, Rosiclei Prior, reforça a importância da implantação do fluxo. “O objetivo é definir as atribuições da rede de atendimento e evitar a revitimização da criança e adolescente, evitando que ele repita a violência vivenciada por toda a rede que o atende”, comenta.

Neste encontro estiveram presentes o comitê, representantes da Secretaria Municipal e Estadual de Educação, Secretarias de Saúde e Assistência Social, entidades do município e polícias Civil e Militar.