Inaugurada Capela Mortuária Padre Lindolfo Lueckmann

Ato de inauguração aconteceu na noite desta quarta-feira (26), no cemitério municipal de Cocal do Sul

Na noite desta quarta-feira (26), o Governo de Cocal do Sul realizou a inauguração da reforma e ampliação da Capela Mortuária. A partir deste ato, a capela passou a receber o nome de Padre Lindolfo Lueckmann, que foi o terceiro padre do município, tornando-se uma figura importante e simbólica para a história da cidade, em especial no meio religioso.

O ato de inauguração foi aberto ao público e contou com a presença do Ministério do Louvor Chamaste, além de autoridades religiosas e comunidade em geral. Somente na atual administração, foram investidos R$ 445.700,46, e somando ao que já havia sido investido anteriormente, a obra recebeu mais de R$ 600 mil em investimentos.

A cerimônia contou ainda com homenagens ao padre, através da presença de seu sobrinho, Ilso Nachi, bênção dos pastores Wilson de Oliveira, da Igreja do Evangelho Quadrangular e Israel da Silva Gabriel, da Igreja Internacional da Graça, além do Padre Jiovani Manique Barreto, que fez a bênção final. As pessoas receberam rosas brancas que, no fim do ato, foram depositadas em um vaso, representando todos os entes queridos que um dia partiram e deixaram saudade.

Para o prefeito Fernando de Fáveri, a capela é mais um compromisso do plano de governo cumprido, assim como outros problemas detectados no cemitério que já vinham anteriormente acontecendo, como clandestinidade, corrupção e prostituição, furtos. “Um dos objetivos foi trazer a responsabilidade de gestão do cemitério e colocar ordem na casa”, afirma. Além disso, existe também um projeto de ampliação para o cemitério, por parte da administração municipal, que é implantar gavetários e ossários.

Quem foi o padre Lindolfo Lueckmann

Nasceu em Rio Fortuna em 06 de agosto de 1939 e foi ordenado sacerdote em 1971. Em 1975 assumiu a paróquia de Cocal do Sul, exercendo o seu ministério nesta paróquia por 18 anos.

Além da sua ação pastoral que foi marcada pela abertura que o Concílio Vaticano II deu para a Igreja sobretudo na atuação dos leigos, Pe Lindolfo deixou grandes realizações: construção das salas de catequese, do salão, da casa paroquial e reforma na igreja matriz.

Com a estrutura física melhorada, Pe Lindolfo organizou várias pastorais, movimentos e serviços chamando os leigos para assumirem as suas responsabilidades como batizados. Assim a paróquia enriqueceu-se ainda mais com a atuação dos leigos nos vários setores: liturgia, ministros da Eucaristia, catequistas, comissão administrativa, grupos de família, grupos de jovens, curso de noivos, pastoral da saúde e da criança.

No início de 1993, Pe Lindolfo deixou a paróquia de Cocal e foi transferido para a Paróquia de São Ludgero. Faleceu em 09 de março de 2003 em Rio Fortuna.