Cocal do Sul: crianças da pré-escola resgatam história e valores

            Conhecer a história do município e cultivar seus valores. Esse foi o objetivo do projeto “Cocal do Sul, um mergulho em sua história” aplicado com os alunos do pré III da instituição Os Amigos.

            O livro que conta a história do município e o hino (letra e melodia) foram a base de estudo. Os alunos, orientados pela professora Maria Helena Jacques Machado, pesquisaram, aprenderam a cantar e interpretar o hino e criaram uma música para Cocal. 

             Depois do embasamento teórico, a escola convidou um dos autores do livro “Cocal do Sul um mergulho em sua história”, Hilário de Fáveri e o criador da melodia do hino do município, Jaime De Brida para troca de experiências com os pequenos. Os visitantes contaram suas histórias, responderam perguntas, autografaram a obra e cantaram com as crianças.  

            O aluno Reginaldo Francisco Zeferino Jr., cinco anos, gostou de ver a história registrada. “Percebi que tinha muito verde naquela época e comparei. Hoje tem muito menos. Observei as semelhanças, diferenças, transformações, cultura e o modo de vida. Até um avião já caiu aqui”, explica.  

            O encontro também contou com a presença do secretário de educação, Arlei Boselo e de pais. Para a mãe Cristina Bento Ricardo a iniciativa também nos ajudou. “Não foi só a minha filha que aprendeu. Ela falava sobre a pesquisa em casa, mostrava o livro, as curiosidades, os imigrantes. Muita coisa eu não sabia sobre Cocal”, ressalta. 

            Segundo a professora responsável pelo projeto, a experiência proporcionou uma reflexão sobre o futuro, com o olhar no passado. “Cada um levou para casa um livro. O trabalho viabilizou o resgate das origens e identidade cultural. A pesquisa estimulou as crianças e o mais interessante é que os pais também foram envolvidos. Nós aproveitamos o aniversário do município para aprender um pouco mais sobre a nossa cidade”, ressalta Maria Helena. Para a diretora da instituição, Jaqueline Siqueira “projetos como este constroem e validam o desenvolvimento da cidadania. Queremos ser uma escola que encoraja o vôo de nossos alunos”. .