Cerca de 10mil cigarros foram trocados por chaveiros na ação contra o tabagismo

          Ao invés de cigarros, chaveiros em forma de coração para os fumantes. Através do tema“ Parar de fuma é um ato de amor”, a secretaria de saúde realizou hoje, 30/05,uma tarde de conscientização contra o Tabagismo. A ação foi realizada na Polícia Rodoviária de Cocal do Sul.

  

          Quase mil carros foram parados e as pessoas receberam informações, panfletos e os fumantes se sensibilizaram e trocaram a carteira de cigarros por um coração(chaveiro)confeccionado pelos usuários do Caps do município. Cerca de 500 carteiras de cigarro foram entregues pelos fumantes. O motorista Gelso Marcos quer ajuda para parar de fumar. “Ações como essa nos ajuda e nos faz refletir, principalmente sobre o rumo da nossa saúde”, afirma. 

          Para ajudar a diminuir o número de fumantes no município, a secretaria de saúde desenvolve o Programa de Controle do Tabagismo para as pessoas que realmente desejam parar de fumar. O trabalho existe há dois anos e registra resultados positivos. No ano passado 80% dos participantes pararam de fumar. 

          Hoje 12 pessoas fazem parte do grupo. Durante um ano, elas recebem acompanhamento, orientações, são desenvolvidas estratégias, é realizado exercício de relaxamento, entre outros. Segundo a empresária Márcia Cecília Niero Nazário às vezes o que falta é incentivo. “O grupo me ajuda 70%. Fumava há 25 anos e nunca conseguia ficar um dia sem colocar o cigarro na boca. Com a ajuda do Programa estou há 30 dias sem fumar, a qualidade de vida é outra”, afirma.